Topo

Dilma anunciará amanhã nova equipe econômica

26/11/2014 14h06

SÃO PAULO, 26 NOV (ANSA) - Após críticas à sua condução da economia brasileira, a presidente Dilma Rousseff anunciará nesta quinta-feira (27) sua nova equipe econômica. O Palácio do Planalto, porém, informou que não há previsão para que os novos ministros da Fazenda e do Planejamento tomem posse. De acordo com fontes locais, os antigos ministros, Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) deverão permanecer nas suas funções durante esse período de transição, em que os novos terão tempo de montar sua equipe. Os nomes mais cotados são Joaquim Levy para a Fazenda e Nelson Barbosa para o Planejamento. No Banco Central, Alexandre Tombini deve continuar em sua função. O anúncio de Dilma deve ocorrer em uma coletiva de imprensa. Em seguida, Levy e Barbosa podem fazer um pronunciamento sobre a situação econômica brasileira. Ontem, a presidente se reuniu com Levy para tentar acelerar a criação de um pacote para resgatar a credibilidade fiscal do governo. Antes das eleições de outubro, Dilma já havia dito que Mantega não continuaria no cargo, caso fosse reeleita.   


Joaquim Levy, de 53 anos, é engenheiro naval e doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Foi secretário de Tesouro do governo Lula entre 2003 e 2006 e é diretor-superintendente da Bradesco Asset Managemente desde 2012. A especulação sobre a indicação de Levy, que é visto como conservador liberal e se opôs à condução da política econômica do primeiro mandato de Dilma, repercutiu de forma positiva entre os investidores, com altas na Bolsa de Valores, mas gerou mal-estar entre a ala mais radical do PT.   


Aliados do partido acreditam que Levy tenha uma ideologia mais próxima da do PSDB, de Aécio Neves, o que pode provocar uma contradição ao discurso de Dilma na campanha eleitoral. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.