Topo

Parlamento britânico debate petição para proibir entrada de Trump no país

Brian Snyder/Reuters
Imagem: Brian Snyder/Reuters

Em Londres

18/01/2016 20h26

 Envolvido em uma série de polêmicas nos Estados Unidos, o magnata e pré-candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, chegou a ser tema nesta segunda-feira (18) de um debate no Parlamento britânico.

A Casa resolveu analisar se o empresário será proibido de entrar no Reino Unido, após uma petição online assinada por 570 mil pessoas exigir o banimento do empresário. Como a petição ultrapassou 100 mil assinaturas, o Parlamento é obrigado a apreciar o tema, conforme a legislação britânica.

Trump, que lidera a corrida para as primárias republicanas, já despertou polêmica nos Estados Unidos devido às suas declarações. Ele disse que os muçulmanos deveriam ser proibidos de pisar no país e que é a favor da construção de um muro na fronteira com o México para barrar a imigração ilegal.

Sobre Londres, Trump chegou a afirmar que alguns bairros eram tão "radicalizados" pelo islamismo que os policiais temiam pela própria vida.

De acordo com a petição online, a plataforma política de Trump fomenta a intolerância religiosa e racial, o que viola os valores do Reino Unido. Pela legislação britânica, a presença de um não-europeu no país pode ser banida caso a pessoa seja considerada prejudicial ao bem público.

No entanto, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, já comentou que não acredita que a petição será aprovada pelo Parlamento. O primeiro-secretário de Estado britânico, George Osborne, também orientou que a petição seja substituída por um debate democrático sobre as posições de Trump.

Para o deputado trabalhista Paul Flynn, o risco de levar o nome de Trump ao Parlamento é "dar uma aura de vítima e de mártir" ao magnata.