Topo

Vídeo mostra caos na torre de comando do Costa Concordia após acidente

Em Roma

11/02/2012 08h47

Uma hora depois do impacto contra as rochas no litoral da Itália, na ponte de comando do cruzeiro Costa Concordia, que naufragou em 13 de janeiro, ninguém sabia o que fazer e os passageiros embarcavam sozinhos nos botes salva-vidas, mostra um vídeo inédito exibido pelo canal italiano "Rete4".

Na gravação é possível ver oficiais e o comandante, Francesco Schettino, às 22h15 (horário local), quase uma hora depois do acidente, entrando e saindo da ponte de comando sem que ninguém de ordens ou tome qualquer decisão.

Na sequência, alguém pergunta se deve emitir o alarme geral indicando o abandono do navio, mas outra voz pede que espere.

Ouve-se ainda Schettino falando ao telefone, embora não se saiba com quem. Um dos suboficiais informa a ele que os passageiros estão deixando o navio por conta própria nos botes salva-vidas, e o capitão responde: "pois, bem".

Só minutos depois é dado o alarme geral pedindo para que os passageiros se dirijam a cobertura número 4 com os coletes salva-vidas.

A Promotoria de Grosseto que coordena as investigações pediu o vídeo diante das importantes provas relativas ao comportamento do capitão do navio, Francesco Schettino, e dos demais oficiais durante o naufrágio.

Schettino foi detido em 14 de janeiro sob a acusação de abandono da embarcação e homicídio involuntário múltiplo. Atualmente, ele está em prisão domiciliar.

Os promotores mostraram surpresa diante da existência do vídeo, cujo autor é desconhecido, gravado no interior da ponte de comando, pois nenhum dos membros da tripulação havia informado sua existência.

O cruzeiro Costa Concordia, da companhia Costa Cruzeiros, naufragou após bater contra rochas depois do capitão do navio ter saído da rota para se aproximar da costa da ilha italiana do Giglio. No naufrágio morreram 17 pessoas e 15 continuam desaparecidas.