Topo

Explosão em mina de carvão na Turquia deixa 201 mortos

14/05/2012 00h09

(Atualiza o número de mortos).

Ancara, 14 mai (EFE).- As autoridades turcas confirmaram nesta quarta-feira a morte de 201 mineiros na explosão seguida de um incêndio em uma mina de carvão na cidade de Manisa, mas advertiram que esse número pode aumentar nas próximas horas.

No momento da explosão havia 787 operários dentro da mina e 363 conseguiram sair sozinhos, declarou à imprensa o ministro da Energia turco, Taner Yildiz, no local do acidente.

O ministro disse que, além disso, há 80 feridos, quatro deles em estado grave, e acrescentou que "estamos diante de uma situação muito grave".

Um deputado de oposição que se encontra no local junto com ministro da Energia tinha declarado anteriormente à Agência Efe por telefone que o número de vítimas poderia chegar a 250 pessoas.

"Ninguém tem números claros. Mas é uma grande tragédia", declarou Mustafa Moroglu, deputado do Cumhuriyet Halk Partisi (CHP, partido republicano do povo), que acrescentou: "Estão retirando muitos corpos tapados com cobertores. Alguns falam de até 250 mortos".

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, adiou uma visita à Albânia, que estava prevista para amanhã, e irá ao local do desastre, situado a cerca de 400 quilômetros ao sul de Istambul.

A explosão aconteceu a cerca de 200 metros de profundidade, mas a uma distância de dois quilômetros a partir da boca da mina, enquanto os mineiros presos estão entre um e dois quilômetros do local da detonação.