Topo

Filipinas já têm 714 mortos pelo tufão "Bopha"

11/12/2012 00h52

Manila, 11 dez (EFE).- As autoridades das Filipinas elevaram nesta terça-feira a 714 o número de mortos devido ao tufão "Bopha", que assolou o centro e o sul do arquipélago na semana passada.

Pelo menos 890 pessoas estão desaparecidas e o balanço de feridos já chega a 1.906 por causa dos deslizamentos de terra e as inundações que atingiram centenas de aldeias, segundo o Conselho Nacional de Prevenção e Resposta aos Desastres.

Com milhares de pessoas vivendo à intempérie depois que suas casas foram varridas pelo tufão, o Governo, a Cruz Vermelha e a ONU se esforçam para fornecer abrigo, alimentos e cobertores aos desabrigados.

As províncias de Davao Oriental e Compostela Valley, na ilha de Mindanao, foram as mais afetadas pelas enchentes e os deslizamentos de terra, que deixaram sem lar, eletricidade e recursos mais de 400 mil pessoas.

Segundo dados do organismo de desastre, há 5,4 milhões de afetados em 30 províncias por causa de "Bopha", que entre terça e quinta-feira da semana passada destruiu mais de 43 mil casas e atingiu outras 70 mil.

No sábado, o presidente das Filipinas, Benigno Aquino, declarou estado de calamidade nacional para agilizar a utilização dos fundos oficiais, a concessão de empréstimos a juros preferenciais e o controle dos preços dos alimentos nas zonas prejudicadas, entre outras coisas.