Topo

Monti diz que ficou "muito alterado" ao saber a decisão do papa de renunciar

Em Roma

11/02/2013 10h35

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, afirmou nesta segunda-feira que está "muito alterado" pelo anúncio de Bento XVI, que disse que renunciará ao Pontificado no próximo dia 28 de fevereiro.

"Estou muito alterado por conta desta notícia inesperada", afirmou Monti perante as perguntas dos jornalistas em um congresso no qual participa nesta segunda-feira em Milão. Além disso, Monti afirmou que não sabia sobre a decisão do sucessor de João Paulo II de renunciar. "Soube desta notícia há um minuto", disse.

Monti também falou que não tem poder de comentar se essa renúncia pode ou não mudar a relação do Estado italiano com o Vaticano.

Durante um consistório no Vaticano, Bento XVI, de 85 anos, anunciou em latim que o cargo de pontífice ficará "livre" a partir do próximo 28 de fevereiro, pois renuncia ao mesmo por sentir que "faltam forças" para continuar seu Pontificado.

Bento XVI, que foi eleito em 19 de abril de 2005 após a morte de João Paulo II, falou para os cardeais sobre a necessidade de realizar um Conclave para designar seu sucessor.