Topo

Incêndio no sul da Califórnia arrasa mais de 10 mil hectares

19/07/2013 16h21

Los Angeles (EUA.), 19 jul (EFE).- Um incêndio declarado na segunda-feira passada em uma área montanhosa ao sul de Palm Springs (Califórnia) arrasou mais de 10 mil hectares de floresta e continua fora de controle, informou nesta sexta-feira o Serviço Florestal dos Estados Unidos, que investiga a origem dos focos de incêndio.

As chamas obrigaram a evacuação de cerca de 6 mil pessoas na área afetada, em Idyllwild, mas alguns residentes puderam retornar a seus lares ontem.

O incêndio, que está controlado em somente 15% da área deflagrada, queimou quase 20 imóveis e entre 4 e 6 veículos, segundo as autoridades.

Na quinta-feira, a estimativa dos prejuízos chegou a US$ 5,5 milhões.

As autoridades do estado da Califórnia mobilizaram mais de 3.300 pessoas para tentar apagar o incêndio, entre elas mais de 50 equipes de bombeiros, com o apoio de 263 caminhões, 11 máquinas escavadeiras, 10 pequenos aviões e 19 helicópteros.

As altas temperaturas, em torno dos 40 graus celsius, e o ar seco do início da semana deram lugar a uma umidade de 60% e 23 graus de temperatura, tornando as condições mais favoráveis para as tarefas de extinção das chamas.