Topo

Incêndios florestais se intensificam no leste da Austrália

De Sydney

23/10/2013 04h45

A onda de incêndios no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, se agravou nesta quarta-feira (23) com o surgimento de novos focos e a expansão das chamas na região das Blue Mountains (Montanhas Azuis), a mais atingida pelo fogo, por causa dos ventos.

"A atividade está aumentando através de vários focos de incêndio em toda a região das Blue Mountains", disse o comissário do Serviço Rural de Bombeiros, Shane Fitzsimmons.

"Os fortes ventos estão complicando muito as coisas para os bombeiros e os hidraviões e estão aumentando a intensidade das chamas", acrescentou o comissário.

Os bombeiros declararam alerta máximo nas localidades de Minmi e Gateshead, próximas de Newcastle, onde, na manhã de hoje, foi declarado um novo foco a 162 quilômetros ao norte de Sydney.

Também foi declarado alerta em Springwood, a cidade das Blue Mountains onde, na semana passada, foram destruídas mais de 200 casas, e na qual o vento começou a espalhar os focos de incêndio.

Incêndios florestais ameaçam região de Sydney

As autoridades aconselharam aos moradores das Blue Mountains que não tentassem salvar suas casas das chamas e que deixassem a região na manhã de hoje e, para aqueles que decidirem ficar, que monitorem os focos e sigam as instruções dos bombeiros.

Vários moradores de Springwood alertaram à imprensa local que o fogo está a cerca de 200 metros de uma das casas em uma rua da cidade.

Em Minmi, onde foi evacuada uma escola, os bombeiros trabalham para evitar que o incêndio declarado hoje se aproxime da estrada M1, que liga as cidades de Sydney e Brisbane.

Os bombeiros se prepararam desde ontem "para o pior", diante das previsões de ventos de até 100 km/h nas regiões da Grande Sydney e das Blue Mountains, onde, além das chamas em Springwood, foram registrados outros focos em Mount York, perto de Blackheath e Mount Victoria; e em State Mine, perto de Lithgow.

Mais de 100 moradores das Blue Mountains já começaram a deixar suas casas e se dirigiram aos abrigos estabelecidos pelo governo estadual por causa do risco de incêndio.

Ao mesmo tempo, os bombeiros lutam contra outra grande frente em Balmoral, na região de Southern Highlands, a cerca de 100 quilômetros de Sydney.

Mais de 3.000 bombeiros e 367 caminhões pipa trabalham em Nova Gales do Sul no combate de 69 focos ativos de incêndio, dos quais 29 estão sem controle.

Até o momento, 120 mil hectares foram arrasados ou estão queimando em Nova Gales do Sul, onde foi declarado estado de emergência no domingo passado.

A atual série de incêndios, a pior em 45 anos, começou há sete dias quando mais de 200 casas foram destruídas pelo fogo, a maioria delas em Springwood. Além disso, um homem de 63 anos morreu de infarto quando tentava proteger sua casa nas proximidades de Lake Munmorah.

Os danos provisórios dos incêndios superam US$ 110 milhões, segundo uma estimativa provisória divulgada hoje pelo Conselho de Seguradoras da Austrália.