Topo

Desmond Tutu pede apoio para manifestantes de Hong Kong

01/10/2014 10h21

Johanesburgo, 1 out (EFE).- O arcebispo emérito da Cidade do Cabo e prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu, pediu nesta quarta-feira aos "que acreditam na democracia" que apoiem os manifestantes que exigem eleições livres em Hong Kong.

"Louvo a coragem de centenas de milhares de cidadãos de Hong Kong que participaram das manifestações maciças para reivindicar pacificamente o direito de expressar sua vontade na escolha de seus líderes", disse Tutu, segundo um comunicado emitido por sua fundação.

"Sua luta deve ser apoiada por todos os que acreditam nos princípios da democracia e da justiça", acrescentou o arcebispo, uma das figuras históricas da luta contra o regime segregacionista do apartheid na África do Sul, que aos seus 82 anos continua sendo uma voz ativa na defesa dos direitos humanos.

Além disso, o líder anglicano criticou as forças de segurança do antigo protetorado britânico pela repressão violenta dos manifestantes no último domingo, uma ação que considerou um "golpe amargo" contra "o processo pacífico de transformação, inclusivo e digno" que representam os protestos.

Milhares de pessoas se manifestam há dias em Hong Kong para exigir que as eleições de 2017 sejam democráticas, depois que o governo chinês anunciou no final de agosto que não permitirá uma eleição aberta.