Topo

Robinson Faria supera Henrique Alves e é eleito governador do RN

26/10/2014 21h01

(Atualiza com números finais)

Natal, 26 out (EFE).- Segundo colocado no primeiro turno das eleições, Robinson Faria (PSD) conseguiu uma virada no segundo turno deste domingo sobre Henrique Eduardo Alves (PMDB) e foi eleito governador do Rio Grande do Norte.

Em uma disputa apertada, Faria, atual vice-governador do estado, recebeu 54,42% dos votos válidos, contra 45,58% do peemedebista, já computadas todas as urnas.

No primeiro turno, Alves havia vencido o pleito com 47,34% dos votos, seguido de perto pelo candidato do PSD, com 42,04%.

O Rio Grande do Norte também chamou atenção no primeiro turno por ser o estado com maior percentual de votos brancos e nulos - 23,24%. Neste domingo, os eleitores que não escolheram nenhum dos candidatos representaram pouco menos de 15%.

Robinson Faria foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Norte pela primeira vez em 1986 e reeleito outras cinco vezes seguidas.

Nas eleições estaduais no Rio Grande do Norte em 2010, Faria se tornou vice-governador potiguar na chapa encabeçada pela atual governadora do estado, Rosalba Ciarlini, com quem rompeu politicamente logo no primeiro ano de mandato, em 2011.