Topo

Comando ucraniano denuncia novas violações ao cessar-fogo pelos separatistas

01/11/2014 09h02

Kiev, 1 nov (EFE).- O comando militar ucraniano denunciou neste sábado novas violações ao cessar-fogo feitas pelas milícias separatistas pró-russas que atuam nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste do país.

"Os guerrilheiros dispararam em 37 ocasiões contra as forças que participam da Operação Antiterrorista (como Kiev chama a campanha militar contra os separatistas)", afirma em boletim o comando ucraniano.

Ontem à noite, os rebeldes pró-Rússia atacaram com morteiro e armas leves tropas ucranianas junto de Debaltsevo, a cerca de 60 quilômetros ao noroeste de Donetsk, principal reduto dos separatistas. Não foram registradas baixas no ataque.

Por outro lado, a Prefeitura de Donestk, informou em seu site, que, após uma noite "relativamente tranquila", explosões podiam ser ouvidas em vários pontos da cidade na manhã de hoje.

As autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk elegerão no domingo seus líderes e representantes do Legislativo, em um pleito que será orgazinado nas zonas controladas pelas milícias pró-russas, cerca de um terço do território das duas regiões ucranianas.

Segundo o governo da Ucrânia, as eleições são ilegais e constituem uma ameaça para uma solução pacífica do conflito, pois são mais um passo em direção da cisão das zonas rebeldes do resto do país. A postura de Kiev é respaldada pelos Estados Unidos, União Europeia e Otan.

A Rússia, por outro lado, anunciou que reconhecerá os resultados das eleições dos separatistas. Segundo Moscou, os insurgentes têm direito de escolher seus representantes nas negociações para encerrar o conflito, que já deixou mais de 4 mil mortos.