Topo

Último réu do massacre do Carandiru é condenado a 624 anos de prisão em SP

10/12/2014 11h40

São Paulo, 10 dez (EFE).- Um tribunal condenou na noite de terça-feira o último policial acusado de participar, em 1992, do maior massacre carcerário do país, ocorrido no presídio do Carandiru, onde 111 internos foram assassinados, informou nesta quarta-feira o Ministério Público (MP).

O ex-agente Cirineu Carlos Letang Silva foi condenado a 624 anos de prisão, em regime fechado, por seu envolvimento no assassinato de 52 dos 111 presos mortos no Carandiru, o episódio mais sangrento ocorrido nas prisões brasileiras.

No total, 74 policiais foram condenados pelo envolvimento no massacre, que ocorreu em 2 de outubro de 1992 e se iniciou por um motim no pavilhão nove do maior presídio do Brasil na época, que abrigava cerca de oito mil internos amontoados e em condições insalubres.

A comoção que o massacre produziu levou as autoridades a fechar o Carandiru em 2002, que posteriormente foi demolido para dar lugar a um parque.

Silva será o primeiro policial que não poderá recorrer da sentença em liberdade, já que o ex-agente estava detido desde 2011 acusado de ter matado um travesti, segundo informaram os meios de comunicação locais.

O ex-policial Militar já tinha sido condenado anteriormente por matar outros travestis e chegou a ser considerado um assassino em série pelo Ministério Público de São Paulo.