Topo

Mais de 60 corpos são encontrados em crematório abandonado no México

6.fev.2015 - Soldados e peritos forenses do lado de fora de um crematório onde foram encontradas dezenas de corpos, em Acapulco, no México - AFP
6.fev.2015 - Soldados e peritos forenses do lado de fora de um crematório onde foram encontradas dezenas de corpos, em Acapulco, no México Imagem: AFP

Em Acapulco

06/02/2015 07h53

Sessenta e um corpos foram encontrados em um crematório abandonado no balneário mexicano de Acapulco, situado no Estado de Guerrero, onde em setembro passado 43 estudantes desapareceram, informaram nesta sexta-feira (6) fontes da Promotoria estadual.

A descoberta dos corpos foi possível após uma ligação dos vizinhos para as autoridades, que foram ao crematório, situado na estrada Cayacao-Puerto Marqués, e já retiraram os restos humanos em veículos do Serviço Médico Legista, como pôde constatar a Agência Efe no local.

Segundo as fontes, o cheiro produzido pelos corpos chamou a atenção dos vizinhos dessa região, que na quinta-feira à noite chamaram por telefone as autoridades para alertá-las do caso, pois segundo eles o local estava abandonado há um ano.

Polícia Federal, estadual e ministerial, assim como a Gendarmaria, se encaminharam para o local e isolaram a área.

Por volta de 1h30 desta sexta-feira (horário local, 5h30 em Brasília) terminaram de tirar os corpos e de levá-los cobertos com lençóis brancos ao Instituto Médico Legal local, de acordo com que a Efe pôde constatar.

As autoridades devem emitir um comunicado oficial nas próximas horas, mas as fontes anteciparam que aparentemente entre os corpos há um corresponde ao de um menor de idade e nenhum estava mutilado.

Além disso, os corpos estavam cobertos de cal para evitar o mau cheiro e nenhum tinha sido queimado.

O Estado de Guerrero é um dos mais pobres, com maior presença do crime organizado e com forte conflito social do México.