Topo

Atentados contra duas mesquitas xiitas no Iêmen deixam pelo menos 35 mortos

20/03/2015 09h06

Sana, 20 mar (EFE).- Pelo menos 35 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta sexta-feira em vários ataques com explosivos contra duas mesquitas xiitas em Sana, capital do Iêmen, segundo a Agência Efe e testemunhas puderam constatar.

O primeiro ataque foi cometido por dois suicidas, que detonaram cintos de explosivos dentro e nos arredores da mesquita xiita de Al Hashush, localizada no bairro de Al Yarraf, no norte de Sana, o que causou dezenas de mortos e feridos.

A primeira explosão ocorreu em um posto de controle dos houthies em uma rua que leva até a igreja, deixando cinco mortos e um número indeterminado de feridos.

A segunda explosão foi efetuada no interior da mesquita, durante a oração do meio-dia de sexta-feira, o que causou dezenas de mortos e feridos.

Fontes dos houthis disseram à Efe que pelo menos 30 pessoas morreram em outro duplo atentado, desta vez contra a mesquita Badr, no centro de Sana e também frequentada pelos xiitas.

Um dos sobreviventes do ataque no interior da mesquita de Al Hashush contou que a explosão da bomba "foi forte" e o local foi invadido por "uma fumaça negra por vários minutos, o que impedia a visibilidade de forma total no local".

Vários caminhões e ambulâncias evacuaram os corpos das vítimas. O intervalo entre as explosões, fora e dentro da mesquita, foi de meia hora.

A mesquita de Al Hashush é frequentada por dirigentes xiitas rebelde dos houthis, e o imã do templo, Taha Ahmed al Mutauakil, é membro da executiva do grupo. O líder religioso foi ferido no atentado e internado em um hospital.

O Iêmen vive um profundo conflito político, agravado desde que o presidente Abdo Rabu Mansur Hadi se retratou no mês passado, em Aden, de sua anterior renúncia, ao anunciar que continuaria sendo presidente legítimo do país, em oposição ao que foi determinado pelos houthies.