Topo

Autoridades mexicanas encontram cocaína diluída em barris de polpa de fruta

EFE
Imagem: EFE

Na Cidade do México

27/07/2015 22h02

Autoridades mexicanas encontraram cocaína diluída nesta segunda-feira (27) em recipientes de polpa de amora no porto de Manzanillo, Estado de Colima, informou o SAT (Serviço de Administração Tributária), acrescentando que é um achado "sem precedentes no México" pela forma como a droga foi ocultada.

Em comunicado, a instituição detalhou que na operação participaram a Secretária da Marinha e a Procuradoria Geral da República, que junto com o SAT revisaram uma carga de 120 barris, com 24 mil quilos de polpa, proveniente da Colômbia, que tentava entrar no país congelada.

"Uma vez que a substância passou ao estado líquido, foi possível subtrair amostras, descobrindo que a mercadoria de 16 barris metálicos estava formada por polpa de amora, água e pasta de cocaína", afirmou o comunicado.

A empresa que pretendia importar a mercadoria tem declarada atividade de prestação de serviços de agricultura e horticultura, e está registrada em Zamora, Estado de Michoacán, mas no domicílio fiscal só há uma obra abandonada em uma área habitacional, assinalou o SAT.

A empresa também não realizava operações com terceiros nem de comércio exterior, e sua declaração fiscal de 2014 está apresentada em zeros.

As autoridades consideraram que "o método de ocultação é de difícil detecção, mas as novas tecnologias e a troca de informação entre instâncias do governo federal permitiram alertas preventivos".

As autoridades também determinaram o embargo precatório da totalidade da mercadoria, que está à disposição do Ministério Público da Federação, e contra o importador foi iniciado um procedimento legal por contrabando e delitos contra a saúde.