Topo

Principal suspeito do atentado na Turquia é o EI, diz Davutoglu

12/10/2015 06h59

Istambul, 12 out (EFE).- O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, informou nesta segunda-feira que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) é o principal suspeito de estar por trás do atentado que no sábado matou pelo menos 97 pessoas em Ancara.

"Averiguamos o EI de forma prioritária. Estamos chegando muito de um nome. Este nome indica uma organização", disse Davutoglu à emissora turca "NTV".

O primeiro-ministro não mencionou o nome dessa organização e advertiu que a investigação tinha que ser feita com cautela porque as "células dormentes" da rede "poderiam se esconder; poderiam tirar a barba e mudar o modo de vida".

Acrescentou que nos dias anteriores ao atentado de Ancara tinha sido detido dois potenciais agressores suicidas, um em Istambul e outro em Ancara, mas não esclareceu se pertenciam a redes jihadistas ou a outras organizações.

"Estamos acompanhando o EI, o DHKP/C (uma facção marxista) e o PKK (a guerrilha curda); temos estas três organizações no foco como potenciais culpados", disse Davutoglu, ao descrever as linhas mestras da luta antiterrorista do governo.