Vídeo não mostra equipe da Globo sendo hostilizada no RS; caso é de 2018

Um vídeo que mostra uma equipe de reportagem sendo hostilizada aos gritos de "Fora, Globo" tem sido usado fora de contexto para indicar falsamente que teria sido gravado no Rio Grande do Sul durante a cobertura das enchentes.

As imagens foram registradas, na verdade, em Minas Gerais, em 2018, durante manifestação em apoio à greve de caminhoneiros.

O que diz o post

Publicação no Threads usa um vídeo em que uma equipe da InterTV Grande Minas, afiliada da Rede Globo em Montes Claros (MG), é hostilizada por um grupo de pessoas com camisas verde-amarelas aos gritos de "Fora, Globo" durante a gravação de uma reportagem.

O conteúdo é compartilhado acompanhado de legendas falsas que alegam que as imagens seriam do dia "11/05/2024" e teriam sido gravas no RS: "A globo sendo recebida com imenso "carinho" no Rio Grande do Sul", diz o texto sobreposto.

Por que é falso

O vídeo não é recente, nem foi gravado no Rio Grande do Sul. As imagens foram feitas em Montes Claros (MG) em maio de 2018. Na ocasião, uma equipe de reportagem fazia uma matéria sobre uma manifestação em apoio à greve dos caminhoneiros.

Por meio de uma busca reversa no Google é possível encontrar o mesmo vídeo publicado no Twitter/X em 2018 (veja aqui e aqui).

Manifestação de apoio. Ao procurar por "protesto caminhoneiros Montes Claros" no Google, a busca retorna com uma matéria da Inter TV de maio de 2018 com o título "Moradores de Montes Claros fazem manifestação em apoio aos caminhoneiros" (veja aqui). Na reportagem, é possível verificar que a repórter Ana Carolina Ferreira está com a mesma roupa do vídeo que mostra a hostilidade dos manifestantes com a equipe de reportagem.

Continua após a publicidade

Viralização. Uma publicação com o conteúdo enganoso somava mais de 3.000 curtidas no Threads.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos (aqui).

Equipe da Globo hostilizada no RS

Jornalistas da TV Globo estão, de fato, sofrendo uma série de hostilidades durante a cobertura das enchentes no RS. O fato tem sido noticiado há dias por alguns portais (veja aqui, aqui e aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes