Topo

Ben Carson compara aborto com escravidão e advoga por sua proibição total

Rebecca Cook/Reuters
Imagem: Rebecca Cook/Reuters

Em Washington

25/10/2015 19h51

O neurocirurgião e candidato às primárias republicanas rumo às eleições presidenciais dos EUA em 2016 Ben Carson comparou neste domingo (25) o aborto com a escravidão e se mostrou partidário de proibí-lo em todos os casos, inclusive estupro e incesto.

"Não serei a favor de matar um bebê porque foi concebido de uma ou outra maneira", disse hoje o político conservador em entrevista à emissora "NBC".

Carson se apresentou às primárias republicanas como o candidato mais anônimo, sem experiência política alguma, mas conseguiu se situar perto da liderança das pesquisas, se aproximando inclusive de outro aspirante pouco convencional, o irreverente magnata Donald Trump.

"Durante a escravidão, muitos donos de escravos pensaram que tinham o direito de fazer o que quisessem com esses escravos. O que teria acontecido com os abolicionistas se tivessem dito: 'eu não acredito na escravidão, acho que é errado, mas os senhores façam o que quiserem'. Onde estaríamos?", disse Carson, único aspirante negro à Casa Branca nestas eleições.

Com estes argumentos, Carson defendeu a proibição do aborto inclusive em casos de estupro e incesto porque conhece "muitas histórias de gente que teve vidas muito produtivas e que nasceram de um incesto ou um estupro".

Carson é um dos candidatos republicanos mais conservadores destas eleições e é bem visto pelas bases, decisivas no processo de primárias.