Topo

Premiê do Canadá nomeia quantidade igual de homens e mulheres para ministérios

Justin Trudeau toma posse como primeiro-ministro do Canadá - Chris Wattie/Pool/AFP
Justin Trudeau toma posse como primeiro-ministro do Canadá Imagem: Chris Wattie/Pool/AFP

Em Toronto

04/11/2015 15h38

O novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, cumpriu nesta quarta-feira (4) uma de suas promessas de campanha e nomeou a mesma quantidade de mulheres e homens, 15 cada, como ministros em seu primeiro gabinete e incluiu integrantes de algumas minorias étnicas.

Os 30 ministros de seu primeiro gabinete fizeram o juramento durante um ato realizado hoje na capital, Ottawa, poucos minutos depois de o próprio Trudeau assumir o posto de primeiro-ministro. Entre os novos nomes, destaca-se o ex-líder do Partido Liberal do Canadá e autor da chamada Lei da Clareza, que limita os referendos independentistas no país, Stéphane Dion, que assumirá a pasta de Relações Exteriores.

Outro veterano liberal, John McCallum, foi nomeado ministro de Cidadania e Imigração. Ele terá que resolver nas próximas semanas outra promessa de Trudeau, que se comprometeu a receber 25 mil refugiados sírios até o final de ano.

Trudeau deu o Ministério das Finanças a William Francis Morneau, uma das novas caras do Partido Liberal, o mesmo da nova ministra da Justiça do país, a deputada Jody Wilson-Raybould. A ministra de Comércio Internacional será Chrystia Freeland, uma antiga jornalista e economista, e o cargo de ministro da Defesa foi para Harjit Singh Sajjan, o primeiro canadense de origem indiana a ser nomeado titular dessa pasta na história do Canadá.

Trudeau também nomeou a primeira deputada canadense nascida no Afeganistão, Maryam Monsef, como ministra de Instituições Democráticas.