Topo

Papa Francisco chega à República Centro-Africana

29/11/2015 07h56

Bangui, 29 nov (EFE).- O papa Francisco aterrissou neste domingo às 10h (horário local, 7h de Brasília) no aeroporto de M'Poko em Bangui, a capital da República Centro-Africana, última etapa de sua viagem pela África e a mais perigosa devido ao conflito armado no país.

O pontífice foi recebido entre fortes medidas de segurança por uma delegação governamental e religiosa, liderada pela presidente do governo de transição centro-africano, Catherine Samba-Panza, com quem se reunirá mais tarde em sua residência oficial para analisar a situação do país.

"Venho à República Centro-Africana como peregrino da paz e me apresento como um apóstolo da esperança", escreveu Francisco em sua conta oficial do Twitter minutos antes da aterrissagem.

No aeroporto, o papa foi recebido com grande entusiasmo entre cânticos e músicas tradicionais e no meio de um considerável número de boinas azuis da missão da ONU neste país (Minusca), soldados, policiais locais e helicópteros.

A previsão é que logo mais o pontífice se desloque a um campo de refugiados e mais tarde celebre uma missa e abra a porta da catedral de Bangui para iniciar o Jubileu da Misericórdia, antes que em Roma, como gesto para chamar atenção para a importância da reconciliação e do perdão.

A República Centro-Africana é a etapa mais perigosa da viagem papal pela África, uma vez que o país está imerso em um conflito armado étnico-religioso entre cristãos e muçulmanos.

A expectativa é que sua visita possa diminuir a tensão entre muçulmanos e cristãos para conseguir as condições de segurança necessárias para realizar um referendo constitucional (13 de dezembro) e eleições presidenciais (27 de dezembro).