Topo

EUA lançam míssil balístico da Califórnia até um atol do Pacífico

3.mai.2017 - Foto de arquivo de um teste dos Estados Unidos de um míssil intercontinental balístico lançado da base área de Vandenberg, na Califórnia - AFP PHOTO / RINGO CHIU
3.mai.2017 - Foto de arquivo de um teste dos Estados Unidos de um míssil intercontinental balístico lançado da base área de Vandenberg, na Califórnia Imagem: AFP PHOTO / RINGO CHIU

Em Washington

02/08/2017 08h22

Os Estados Unidos efetuaram nesta quarta-feira com sucesso o lançamento de um míssil balístico intercontinental desarmado de uma base militar na Califórnia até um atol no Pacífico, informou a força aérea americana.

O lançamento do míssil Minuteman 3 ocorreu às 2h30 (horário local, 6h30 de Brasília) da base aérea de Vandenberg, cerca de 130 quilômetros ao noroeste de Los Angeles, até o atol de Kwajalein, através do Pacífico, segundo um comunicado citado por meios de comunicação locais.

"Ainda que não seja uma resposta às recentes ações da Coreia do Norte, o teste demonstra que a atividade nuclear dos EUA é segura, eficaz e está pronta para poder dissuadir, detectar e defender-se dos ataques contra os EUA e os seus aliados", afirma a força aérea americana em sua nota.

Trata-se do quarto teste de um míssil Minuteman efetuado pelos EUA este ano, no meio de tensões crescentes com a Coreia do Norte, que na sexta-feira passada lançou um novo míssil balístico intercontinental com capacidade para alcançar o território americano.

O presidente dos EUA, Donald Trump, condenou esse novo lançamento da Coreia do Norte e antecipou que tomaria "todas as medidas necessárias" para proteger seu país e os aliados na região.

A base de Vandenberg já tinha anunciado que lançaria hoje o míssil com o objetivo de "validar e verificar a efetividade, preparação e precisão" do sistema, segundo um comunicado.

O teste aconteceu também depois que no domingo passado os EUA desenvolveram com sucesso uma nova prova do seu sistema antimísseis THAAD no Alasca.