Topo

Estado Islâmico executa combatentes de milícia xiita no norte de Bagdá

07/12/2014 12h55

BAGDÁ (Reuters) - Combatentes do Estado Islâmico executaram 12 milicianos xiitas ao norte de Bagdá, após intensos combates pelo controle de uma aldeia rural, disseram fontes de segurança no domingo.

Autoridades do exército e policiais disseram que forças de segurança iraquianas e os milicianos xiitas lançaram um ataque na sexta-feira contra os militantes do Estado Islâmico em Tal al-Thahab, perto da cidade de Balad, 80 km ao norte da capital iraquiana.

Eles conseguiram expulsar os militantes de sua base na delegacia de polícia de Tal al-Thahab na sexta-feira, mas horas mais tarde os combatentes do Estado Islâmico retornaram e cercaram o local, prendendo dezenas de forças de segurança e milicianos no interior.

"Temos a confirmação de nossas fontes de que 12 combatentes voluntários foram executados no sábado por terroristas", disse um oficial de inteligência do exército sob condição de anonimato.

O prefeito de Balad, Amir Abdul Hadi, confirmou que alguns dos milicianos xiitas foram executados pelo Estado Islâmico perto de Balad e outros estavam desaparecidos após a batalha de sexta-feira, mas disse que não tinha detalhes. Autoridades disseram que 10 milicianos estavam desaparecidos.

Fontes no hospital em Balad disseram que tinham recebido pelo menos seis corpos de combatentes da milícia que acredita-se serem de mortos na primeira onda de combates na sexta-feira.

Balad, que abriga um santuário a um imã xiita, é uma das várias cidades ao norte de Bagdá que tem visto fortes conflitos entre combatentes do Estado Islâmico, que controlam grande parte do norte e oeste do Iraque, e as forças de segurança iraquianas e milícia xiita pró-governo.

(Reportagem de Ahmed Rasheed)