Topo

Assad diz que Estado Islâmico se expandiu desde começo de ataques aéreos dos EUA

30/03/2015 10h11

WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Síria, Bashar al-Assad, disse durante entrevista a uma rede de televisão dos Estados Unidos que o Estado Islâmico, que tomou diversos territórios na Síria e Iraque, ganhou recrutas desde o começo dos ataques aéreos liderados pelos EUA contra o grupo militante.

Perguntando sobre o benefício que estava ganhando dos ataques na Síria que começaram em setembro do ano passado, Assad disse ao programa "60 Minutes", da rede CBS: "Algumas vezes você pode ter benefício local, mas no geral, se você quer falar em termos de Estado Islâmico, na verdade o Estado Islâmico expandiu desde o começo dos ataques aéreos".

Assad, que tem lutado contra islâmicos e outros rebeldes desde 2011, disse na entrevista transmitida no domingo que é estimado que o Estado Islâmico esteja atraindo mil recrutas por mês na Síria.

"E Iraque - eles estão se expandindo - na Líbia e - muitos outros - organizações afiliadas a Al Qaeda anunciaram aliança ao Estado Islâmico. Então esta é a situação", disse Assad.

Washington está buscando um acordo negociado para a guerra civil na Síria que exclua Assad, mas deixou claro que sua prioridade no país é lutar contra militantes do Estado Islâmico.

Perguntado sobre em quais circunstâncias sairia do poder, Assad disse: "Quando eu não tiver apoio público. Quando eu não representar os interesses e valores sírios".

Em resposta a questão sobre como determinaria que apoio teria entre os sírios, o presidente disse: "Eu não determino. Eu sinto. Estou em contato com eles".

(Reportagem de Peter Cooney)