Topo

Netanyahu estuda revogar benefícios de alguns palestinos em Jerusalém Oriental

Jeffrey Heller

Em Jerusalém

26/10/2015 18h55

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, levantou a possibilidade de revogar os benefícios e direitos de viagem de alguns dos palestinos que moram em Jerusalém Oriental em resposta a uma onda de violência palestina, disse uma autoridade governamental nesta segunda-feira (26).

Tal medida não parece ser iminente ou praticável, mas a sua mera menção vai contra uma declaração israelense de décadas de que Jerusalém é uma cidade unida onde moradores árabes e judeus desfrutam de direitos iguais.

Hanan Ashrawi, membro do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina, disse que a medida, se adotada, vai privar os palestinos que vivem em Jerusalém dos direitos e serviços mais básicos e provocará confrontos. "Essa escalada alarmante, uma medida desumana e ilegal, tem de ser parada imediatamente", disse Ashrawi em comunicado.

Israel considera Jerusalém, incluindo sua parcela oriental, ocupada junto com a Cisjordânia em 1967, como sua capital indivisível. Ao contrário de seus irmãos que vivem na Cisjordânia ocupada, os palestinos em Jerusalém Oriental recebem benefícios sociais israelenses e podem se movimentar livremente por Israel.

Muitos dos agressores árabes que participam de uma das piores ondas de violência entre israelenses e palestinos em décadas, incentivada por tensões em torno de um local sagrado tanto para muçulmanos quanto para judeus, vieram de Jerusalém Oriental.

Muitos dos ataques contra israelenses estão agora ocorrendo na Cisjordânia, em vez de em Jerusalém, onde eles começaram. (Reportagem adicional de Ori Lewis e Ali Sawafta)