Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Kiev diz que Rússia quer apropriar-se de terras e esmagar Forças Armadas da Ucrânia

O porta-voz do ministério, Oleksandr Motuznyak, afirmou que as forças russas estão atacando ao longo de toda a linha de frente no leste da Ucrânia - UKRAINIAN GROUND FORCES/REUTERS
O porta-voz do ministério, Oleksandr Motuznyak, afirmou que as forças russas estão atacando ao longo de toda a linha de frente no leste da Ucrânia Imagem: UKRAINIAN GROUND FORCES/REUTERS

Pavel Polityuk, Aleksandar Vasovic e Max Hunder

19/04/2022 11h56

O objetivo da nova ofensiva militar da Rússia no leste da Ucrânia é conquistar terras, estabelecer uma ligação entre territórios no leste e a Crimeia e esmagar as Forças Armadas da Ucrânia, disse o Ministério da Defesa ucraniano nesta terça-feira.

O porta-voz do ministério, Oleksandr Motuznyak, afirmou que as forças russas estão atacando ao longo de toda a linha de frente no leste da Ucrânia, pressionando o cerco de Mariupol no sul e tentando cercar cidades nas regiões de Donetsk e Luhansk.

"O objetivo é derrotar as forças ucranianas, assumir o controle sobre o território das regiões de Luhansk e Donetsk e estabelecer um corredor terrestre para a Crimeia", disse Motuznyak em um briefing.

Separatistas apoiados pela Rússia que se rebelaram em 2014 declararam as chamadas repúblicas populares em território que controlam em partes das regiões de Luhansk e Donetsk.

Autoridades ucranianas têm dito repetidamente que Moscou quer tomar Mariupol e todo o território que as forças do governo ucraniano ainda mantêm em Luhansk e Donetsk para criar uma ligação terrestre com a Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

"Os principais esforços são para romper as posições ocupadas pelas tropas ucranianas e eles não pararam de tentar obter o controle total sobre Mariupol", disse Motuznyak.

Resumindo as táticas da Rússia, ele afirmou: "Em geral, são: preparação de artilharia poderosa, tentativa de invadir posições específicas, tentativas de impedir as ações de unidades das Forças Armadas da Ucrânia, tentativas de cercar nossas unidades e capturar assentamentos. A Rússia está sobretudo travando guerra de acordo com os livros didáticos da era soviética."