Topo

Viracopos tem melhor resultado em pesquisa de satisfação de passageiro

05/02/2014 15h53

O aeroporto Viracopos, em Campinas (SP), recebeu a melhor avaliação na pesquisa de satisfação dos passageiros realizada no quarto trimestre de 2013 pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O aeroporto registrou o índice de 4,12 na média geral dos indicadores.

O aeroporto de Guarulhos (SP) registrou na pesquisa o pior indicador (3,31). Os dados constam no Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos, divulgado nesta quarta-feira (5) pela SAC.

Para que fossem coletados os dados, por meio de entrevistas com os passageiros, foram selecionados 15 aeroportos envolvidos direta ou indiretamente nos eventos internacionais que serão sediados no país. Ocuparam a segunda e a terceira posições no ranking de satisfação os aeroportos de Curitiba (PR) e Natal (RN) com índices de 4,07 e 4,06, respectivamente. Também integram a lista os aeroportos de Congonhas (4,00), Confins (3,96), Santos Dumont (3,83) e Brasília (3,43).

"O objetivo dessa pesquisa é dar ao cliente o papel de avaliador do sistema", afirmou o ministro da SAC, Moreira Franco, para quem a iniciativa passa a ser um elemento importante nas tomadas de decisões sobre os terminais. A pesquisa considerou uma série de indicadores sobre toda a cadeia de prestação de serviços dos aeroportos.

Os indicadores melhores avaliados pelos passageiros para todos os aeroportos da pesquisa são atendimento e cordialidade no check-in (4,38) e rigor na inspeção de segurança (4,34). Os piores indicadores registrados na pesquisa são valor da alimentação (2,16), valor de produtos comerciais (2,38) e custo de estacionamento (2,89).

O ministro disse que a confirmação de que houve realmente queda na qualidade de serviços prestados em aeroportos, conforme apontado na pesquisa, que pode levar à aplicação de sanções administrativas às empresas responsáveis pela administração. "O objetivo é que este instrumento seja incorporado às práticas do sistema aeroportuário, para balizar não somente a nossa avaliação, mas também as consequências", disse.