O vaivém da vacinação contra a covid-19

Por Carolina Marins

Dia D, Hora H

Depois de dizer que a vacinação começaria no Dia D e Hora H, o governo federal finalmente apontou data e hora para início da imunização contra a covid-19 em todo o Brasil: 21 de janeiro às 10h. Mas a data ainda não é certa e já precisou ser adiada por problemas logísticos.
ADRIANA TOFFETTI/ESTADÃO CONTEÚDO

A vacina vai começar no dia D, na hora H no Brasil. No primeiro dia em que chegar a vacina, ou que a autorização for feita [pela Anvisa], a partir do terceiro ou quarto dia já estará nos estados e municípios para começar a vacinação no Brasil.

Eduardo Pazuello,
Ministro da Saúde
Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Primeira data

Depois da fala infeliz, o ministro prometeu que a imunização começaria entre o dia 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Mas um problema com o avião que buscaria as primeiras doses da vacina na Índia, já fez a data ser alterada para o dia 21.
Reprodução/Twitter
O avião fretado pelo ministério que deveria ter saído ontem do Recife rumo a Mumbai para buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford teve a viagem adiada para hoje às 23h.
Divulgação
A pasta de Pazuello --que é especialista em logística-- informou que a partida foi reprogramada em algumas horas por questões logísticas internacionais.
EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O Ministério das Relações Exteriores da Índia disse que, como a vacinação está apenas começando no país, "é muito cedo para dar uma resposta específica sobre o fornecimento a outros países". "Isso deve demorar algum tempo", completou o porta-voz local, sem se referir especificamente ao Brasil.
Reuters

Anvisa

Além disso, para que a imunização comece de fato no dia 21, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) precisa aprovar o uso da vacina no país. A agência prevê responder neste domingo (17) se aprova tanto a vacina de Oxford quanto a CoronaVac.
ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Mesmo sem a aprovação, a pasta já prometeu distribuir 8 milhões de doses da vacina de Oxford e da CoronaVac para as prefeituras.
José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ultrapassar os EUA

Pazuello é ainda mais ambicioso e mesmo sem vacina aprovada disse que o Brasil irá ultrapassar os EUA em fevereiro no ranking de aplicação. EUA está vacinando a população desde meados de dezembro.
Reprodução

Em janeiro, com dois, seis ou oito milhões de doses, vamos nos tornar o segundo, talvez o primeiro, dependendo dos EUA, país que mais vacinou no mundo. Quando entrarmos em fevereiro com a nossa produção em larga escala, e nosso PNI, que tem 45 anos, vamos ultrapassar todo mundo, inclusive os EUA.

Ministro Eduardo Pazuello
ADRIANO MACHADO
Publicado em 15 de janeiro de 2021.