Covid-19

O vaivém das vacinas no Brasil

Por Lucas Borges Teixeira

Chega ou não chega?

Em meio à corrida pela vacina, governo federal e estados já fizeram diversos acordos e anunciaram diferentes datas para o início da imunização no Brasil. Já é quase 2021, e nada feito.
Divulgação/Governo de São Paulo

"É pra dezembro"

No final de setembro, ao assinar o acordo de compra da CoronaVac, o governador João Doria (PSDB-SP) anunciou o início da vacinação do estado para 15 de dezembro.
Divulgação/Governo de São Paulo

"Não é mais"

Menos de um mês depois, o governo passou a mudar o discurso e, a uma semana da data, nem os últimos documentos sobre a CoronaVac foram entregues à Anvisa.
Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo

Em janeiro, então

Agora, o governo paulista projetou o início da vacinação para 25 de janeiro, apesar de ainda não ter a aprovação do órgão regulador.
Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Com cautela

Já o governo federal não demonstrava pressa, como o próprio presidente Jair Bolsonaro afirmou. Seu plano de vacinação, divulgado neste mês, previa o início da vacinação para março, sem vacina específica.
Mateus Bonomi/AGIF

Melhor correr

Após o anúncio de Doria, as coisas mudaram. O governo acelerou o ritmo e o ministro Eduardo Pazuello (Saúde) passou a falar em um acordo com a Pfizer que traria a vacina ainda neste mês ou em janeiro.
ADRIANO MACHADO

Que vacina?

Só não se sabe qual. Assim como a CoronaVac, a Oxford/AstraZeneca e a Pfizer ainda não têm a aprovação da Anvisa e não podem ser distribuídas à população.
Marcos Corrêa/PR

Sem dados

O governo de SP e o Instituto Butantan anunciaram que a CoronaVac apresentou segurança e eficácia suficientes para pedir registro de uso emergencial. A taxa de eficácia, porém, não foi divulgada, segundo as autoridades, a pedido do laboratório chinês.
Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo
Publicado em 23 de dezembro de 2020.
Edição: Clarice Cardoso