Áudio obtido pela Força Aérea Canadense mostra o que seriam os últimos sons do submersível Titan, que implodiu ano passado enquanto visitava os destroços do Titanic.
OceanGate Expeditions/Handout via REUTERS
É possível ouvir alguns sons que os especialistas suspeitam que poderiam ser de alguém batendo no submersível. A origem, no entanto, ainda não foi desvendada.
Divulgação/OceanGate Expeditions
O material está no documentário "Minute By Minute: The Titan Sub Disaster" (Minuto por Minuto: O Desastre do Submersível Titan, em tradução livre).
A obra é dividida em duas partes e ainda traz especialistas e pessoas que estiveram na missão de resgate para falar sobre a tragédia.
O áudio mostra sons semelhantes a batidas. Os ruídos foram captados pela primeira vez por um avião canadense.
Ao documentário da Channel 5, a Força Aérea Canadense revelou que ouviu o barulho desde o primeiro dia de busca e o ouviu em todos os voos.
OceanGate Expeditions/Divulgação via REUTERS
Os sons detectados eram a cada 30 minutos, segundo a imprensa informou à época.
OceanGate Expeditions/Handout via REUTERS
O retorno acústico foi registrado por dispositivos de sonar adicionais, debaixo de água, no Atlântico Norte.
Divulgação/OceanGate Expeditions
À época, o capitão da Guarda Costeira Jamie Frederick disse: "Com relação aos ruídos, para ser franco, não sabemos o que são."
Uma análise da Marinha dos EUA afirmou que os ruídos eram provavelmente do oceano ou de outros navios de busca, segundo informou a CBS News à época.
Os agentes acreditavam que a implosão teria destruído a embarcação quase instantaneamente, o que não permitiria os passageiros a sinalizar qualquer pedido de socorro.