A pandemia que ameaça destruir as bananas no mundo
Destruindo plantações
Uma doença sem cura vem se alastrando pelas plantações da fruta mais popular do mundo. Conhecida como mal-do-Panamá, a TR4 é causada pelo fungo Fusarium oxysporum e vem destruindo as fazendas de banana nos últimos 30 anos.
iStock
Escassez de banana
O mal-do-Panamá está presente em mais de 20 países. Na última década, a epidemia espalhou-se da Ásia para Austrália, Oriente Médio, África e América Latina, de onde vem a maioria das bananas enviadas para supermercados no Hemisfério Norte.
Getty Images
Em busca de soluções
Cientistas de todo o mundo tentam encontrar uma solução, incluindo a criação de bananas geneticamente modificadas (GM) e uma vacina, para que a doença não afete países em desenvolvimento, onde as bananas são um alimento básico.
iStock
Sintomas
Uma planta doente demora até um ano para mostrar os sintomas, que são manchas amarelas e folhas murchas. Quando a TR4 é identificada, já é tarde demais e ela terá se espalhado por esporos no solo em botas, plantas, máquinas ou animais.
Getty Images
Ameaças
Não é a primeira vez que as bananas enfrentam ameaça. Na década de 1950, a indústria foi dizimada por uma das piores epidemias botânicas da história, quando o mal-do-Panamá ocorreu pela primeira vez.
Getty Images
Gros Michel
A doença fúngica surgiu na Ásia, onde evoluiu com as bananas, antes de se espalhar para plantações da América Central. Foi devastador porque eram todas de apenas uma variedade, a Gros Michel ou 'Big Mike'.
Thinkstock
Ideal para transportação
Essa espécie produz frutos grandes e saborosos que podem ser cortados da árvore ainda verdes, possibilitando o transporte de alimentos exóticos altamente perecíveis por longas distâncias, enquanto continuam amadurecendo.
divulgação
Banana nanica
Para substituir a Gros Michel, produtores apostaram, na década de 1960, na Cavendish, chamada no Brasil de banana nanica. Mas na década de 1990 uma nova cepa do mal-do-Panamá surgiu, novamente na Ásia, letal para a espécie.
Getty Images
Pandemia
Fernando García-Bastidas, pesquisador em saúde vegetal e com doutorado em TR4, descreve a doença da banana moderna, que ataca o sistema vascular das plantas fazendo-as murchar e morrer, como uma "pandemia".
Getty Images
As bananas estão inegavelmente entre as frutas mais importantes do mundo e são um alimento básico importante para milhões de pessoas. Não podemos subestimar o impacto que a atual pandemia do TR4 pode causar na segurança alimentar.
Fernando García-Bastidas, pesquisador em saúde vegetal e com doutorado em TR4
'Bananageddon'
Jackie Turner, cineasta americana que questiona como as bananas são cultivadas desde que trabalhou em uma plantação como estudante, viajou o mundo por 2 anos para observar o impacto da TR4 e lançou o filme "Bananageddon", convencida de que a solução está na justiça e na variedade de produção.