UOL EXPLICA

Leis da ditadura ainda vivas

Por Arthur Stabile

Prisão de deputado

A prisão do deputado Daniel Silveira (PSL), determinada pelo STF, mostrou resquícios da ditadura em meio às leis brasileiras. São textos desde 1964 até 1985 que vivem até hoje.

O UOL traz algumas delas.

Divulgação/Deputado Daniel Silveira

O que é a LSN?

A Lei de Segurança Nacional inicia o debate. Usada pelo ministro Alexandre de Moraes para basear a prisão, a LSN é de 1983 e visava punir críticos do regime militar. A Constituição de 1988 a manteve ativa.
Reprodução

Ironia fina

Especialistas criticaram a ironia de se usar um elemento nascido num aparato repressor para defender a democracia.
DANIEL GARCIA/AFP

Regras militares intactas

Há outros textos vigentes: o Código Penal Militar, que determina leis a serem seguidas pelos integrantes da Marinha, Exército e Aeronáutica. Criado em 1969, o código permanece ativo.
Equipe de transição/Rafael Carvalho

Até o divórcio

Tem lei até sobre relações conjugais, como a Lei do Divórcio (nº 6.515), criada em 1977 e ativa hoje. Ela dispõe sobre a "sociedade conjugal" que tem fim "pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio".
iStock

Tributação segue igual

Fora da esfera militar, a criação do Sistema Tributário Nacional (lei nº 5.172) se deu sob comando dos militares e não teve mudanças drásticas desde 1966.
Mufid Majnu

Pensão também entra

Outra lei em vigor envolve as ações de alimentos, como pensões alimentícias, a lei 5.478/1968. Foram apenas nove mudanças ao longo de 53 anos.
SOPA Images / LightRocket via Getty Images
Publicado em 28 de fevereiro de 2021.