Ao vivo

Apuração das Eleições 2024 ao vivo: siga resultados do 2º turno no Brasil

Em Goiânia, Bolsonaro reclama de Moraes e questiona acidente de Lula

Adriana Negreiros, em Fortaleza

Candidato do PL em Fortaleza escondeu Bolsonaro na campanha

Candidato do PL no segundo turno em Fortaleza, André Fernandes evitou o quanto pôde mencionar o nome de Jair Bolsonaro na campanha. Ele votou hoje cedo na Assembleia Legislativa do Ceará ao lado da esposa, Luana Fernandes -- como parte da estratégia de bom mocismo, lembrou durante a campanha que ela foi sua primeira namorada. Fernandes também evitou os temas clássicos da polarização política, trocando o discurso enfático contra a chamada 'ideologia de gênero' e feminismo por promessas direcionadas para o público feminino. Como parte da estratégia de associar Fernandes a Bolsonaro, Evandro Leitão (PT), seu adversário na disputa, tratou-o por 'Zero Um do Bolsonaro'. Um dos jingles da campanha se referia a Fernandes como 'mini Bozo'.

Pode votar de bermuda, chinelo ou boné?

As regras estipuladas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não proíbem o uso de bermudas, chinelos, camisetas, regatas ou bonés. Pode até votar descalço. No dia das eleições, é permitido, inclusive, que o eleitor use broches, adesivos e camisetas de partidos ou candidatos. A manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos, não é considerada crime.

Saulo Pereira Guimarães, em São Paulo

Ricardo Nunes (MDB) votará na companhia do governador Tarcísio

Chove fino na avenida dos Pinedos, na Capela do Socorro, em São Paulo, onde o prefeito Ricardo Nunes (MDB) deve chegar por volta de 9h30 para votar na Escola Estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva. Um exército de cinegrafistas já o aguarda na sessão 445, onde o candidato à reeleição deve votar na companhia do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de Mello Araújo (PL), vice em sua chapa. Depois, Nunes deve acompanhá-los a seus locais de votação.

Apuração 2º turno das Eleições 2024: como ver em tempo real na sua cidade

A apuração das Eleições 2024 começa neste domingo (27), às 17h, logo após o encerramento da votação. É possível acompanhar o andamento da apuração e os resultados no site e no aplicativo do UOL. Os dados utilizados são compilados diretamente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Quase 2 milhões de eleitores vão às urnas após forte chuva em BH

Quase 2 milhões de eleitores vão às urnas em BH depois da forte chuva que atingiu a cidade na noite de sábado (26). Vias alagadas nas regiões Centro-Sul e Barreiro foram interditadas pela Defesa Civil. Outros pontos também foram bloqueados devido ao risco alto de inundação.

Desconheço o 'caiadismo'. Bolsonarismo é no Brasil todo, o [governador Ronaldo] Caiado é aqui no Goiás. (...) Eu não vou apoiar o candidato dele, e nem ele, o meu. Da minha parte, eu ajudei o Fred [Rodrigues] aqui em Goiás. [Com o Ronaldo Caiado] não teve conversa.

Após acidente doméstico, Lula não irá votar neste segundo turno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá a São Bernardo do Campo (SP) para votar neste segundo turno. Lula se recupera de um acidente, após ter sofrido uma queda no banheiro e batido a nuca no último sábado (19). Segundo o Planalto, ele não vai a São Paulo por opção. Sem candidato em São Bernardo, passou a ser natural para o Planalto que ele faltasse à votação. Em seu berço político, Lula não conseguiu emplacar o deputado Luiz Fernando (PT) no segundo turno. O presidente completa 79 anos neste domingo.

Lucas Borges Teixeira, em Goiânia

Bolsonaro vai à votação em GO e reclama de Moraes: 'Sempre ele'

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou a votação do candidato à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL) nesta manhã e reclamou da operação da Polícia Federal contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), presente na votação. Bolsonaro cutucou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que autorizou a operação. "Sempre ele", reclamou Bolsonaro, indicando contornos eleitorais para a ação. O ex-presidente passa o dia em Goiás: além de Goiânia, vai a votações em Aparecida de Goiânia e Anápolis, onde o PL também tem candidato, e passa a apuração na casa do senador Wilder Morais (PL-GO).

Lucas Borges Teixeira/UOL
Lucas Borges Teixeira/UOL
Eu quero agradecer de forma muito especial, além das juízas e dos juízes, mesárias e mesários, os senhores da imprensa, que colaboraram durante todo o processo de formação das normas, nas resoluções, audiências públicas e no acompanhamento de tudo o que aconteceu nesse processo eleitoral. Muito obrigada. Como nós sempre dizemos, sem um judiciário independente e uma imprensa livre, a democracia não acontece. E a gente quer que, no Brasil, ela aconteça sempre.

Urnas são abertas para o segundo turno em 51 cidades

O segundo turno das eleições municipais de 2024 começou às 8h deste domingo (27). Todas as seções funcionam a partir do horário de Brasília nos 51 municípios do país que têm mais de 200 mil eleitores e onde o candidato líder não conseguiu 50% dos votos mais 1 para se eleger na votação do início do mês.

Cármen Lúcia vota em Belo Horizonte

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, votou há pouco em Belo Horizonte, nos primeiros minutos em que as urnas foram abertas. A ministra havia chegado na fila antes da abertura dos portões para votação. Em rápida declaração à imprensa, após votar, a ministra afirmou que "sem Judiciário independente e imprensa livre, a democracia não acontece", complementando: "E aqui no Brasil, queremos que ela a democracia aconteça sempre". Cármen Lúcia também agradeceu mesários e a imprensa por contribuírem com as normas das eleições, e disse que espera que "todo mundo participe até o final do dia, que todo mundo vote e exerça esse direito importantíssimo".

Boulos reforça número 50 na reta afinal, após mais de 48 mil eleitores votarem 13 no 1º turno

Após mais de 48 mil eleitores digitarem o 13 nas urnas no primeiro turno das eleições em São Paulo, no último dia 6 de outubro, Guilherme Boulos (PSOL) reforçou em suas redes sociais o 50, número com o qual disputa a prefeitura da capital, na reta final da campanha. Nas últimas 15 horas, o psolista divulgou mais de dez publicações em seu perfil de Instagram ressaltando o número de seu partido.

Como justificar o voto nas Eleições 2024: veja passo a passo

O segundo turno das eleições municipais de 2024 está chegando, e eleitores que não puderem comparecer às urnas neste domingo (27), podem justificar o voto online, sem comparecer aos locais de votação. Clique em "leia mais" e veja o passo a passo de como realizar o procedimento pela internet, seja pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TSE.

Duelo jovem x velho de Fortaleza será tema em 2026, diz cientista política

Tudo o que envolve os 31 anos de diferença entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) dá o tom da disputa para a Prefeitura de Fortaleza, a mais acirrada das eleições deste ano. Para a cientista política Monalisa Soares, professora da Universidade Federal do Ceará, o duelo entre o "jovem" e o "velho" será um assunto relevante na eleição para presidente, em 2026.