Topo

Aguirre Talento

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

PF pede ao STF para investigar ligação de deputada com organização do 8/1

Colunista do UOL

22/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar a deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) pela suspeita de organizar ônibus para transportar bolsonaristas de Mato Grosso a Brasília para participar do ato do dia 8 de janeiro, que resultou na depredação das sedes dos Três Poderes. O caso foi revelado pelo UOL na última quinta-feira (16).

Outros dois políticos suspeitos de participarem da organização desse transporte também são alvos do pedido de investigação: a candidata a deputada federal Analady Carneiro (PTB-MT), que não foi eleita, e o candidato a deputado estadual Rafael Yonekubo (PTB-MT), suplente. Todos os três negaram envolvimento na organização de ônibus para o 8 de janeiro.

A representação pela abertura de inquérito se baseia no depoimento revelado pelo UOL na semana passada. A aposentada Gizela Cristina Bohrer, 60, residente em Barra do Garças (MT), disse à PF que viajou a Brasília em um ônibus organizado pelos três políticos.

  • O UOL obteve e analisou cerca de 1.000 depoimentos sigilosos prestados à Polícia Federal por extremistas presos no acampamento antidemocrático no quartel-general do Exército, logo após o 8 de janeiro
  • As reportagens publicadas mostraram suspeitas do envolvimento de políticos bolsonaristas e de igrejas evangélicas na organização de ônibus para participar do ato em Brasília
  • A documentação está sob análise da PF para o aprofundamento das investigações sobre os financiadores e organizadores dos atos antidemocráticos

Caso a investigação seja autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, a deputada Coronel Fernanda seria o quarto parlamentar alvo de apurações decorrentes do 8 de janeiro. O STF já abriu inquéritos para apurar suspeitas de incitação aos atos de violência pelos parlamentares André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

No caso da Coronel Fernanda, seria a primeira investigação para apurar a participação direta de parlamentar na organização dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro.

No depoimento, Gizela disse que "veio para Brasília numa caravana organizada" pela deputada Coronel Fernanda, por Analady Carneiro e por Rafael Yonekubo.

"Os três coordenam grupos de WhatsApp e organizam caravanas para Brasília já há dois anos; que tais caravanas tinham por objetivo o apoio ao então Presidente Bolsonaro, tais como fizeram por ocasião dos desfiles de 7 de setembro e 15 de novembro de 2021 e 2022", contou Gizela à PF. "Todo mundo que vem nesses ônibus vem de graça e recebe todas as refeições de graça", afirmou.

Citados negam suspeitas

Caso a apuração seja autorizada, a Polícia Federal deve colher os depoimentos dos políticos e buscar aprofundar as provas sobre a suspeita de atuação deles na organização de ônibus para atos antidemocráticos em Brasília. Analady e Yonekubo já haviam sido alvos de busca e apreensão determinada por Moraes em dezembro por suspeita de incentivarem atos contra o resultado das eleições.

A deputada Coronel Fernanda afirmou, em nota, que "não tem participação, de qualquer natureza, no ato de 8 de janeiro, em Brasília. Pelo contrário, deseja que seja instalada a CPMI para que se apurem os verdadeiros responsáveis pelos crimes cometidos contra os Três Poderes". Disse ainda que "tem a consciência tranquila em relação aos fatos" e que está à disposição da Justiça para dar esclarecimentos quando for chamada.

Em nota, a defesa de Analady e Yonekubo afirmou que já apresentou petição ao STF se colocando à disposição para esclarecimentos. "A verdade é que nenhum destes dois participaram de atos do dia 8.1.2023, estando ambos em Cuiabá-MT cuidando de seus afazeres e tarefas familiares. Inclusive, Rafael se casou no dia 7 de janeiro, com a presença de Analady como convidada", dizem os advogados Akio Maluf Sasaki e Marcos Gatass.

Eles afirmam ainda que "refutam qualquer informação ou depoimento que os coloque como organizadores, financiadores ou apoiadores de quebra-quebra, pois este é um ato que os mesmos abominam".