Aguirre Talento

Aguirre Talento

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Primo de Elmar jogou dinheiro vivo pela janela antes de ser preso pela PF

Os investigadores da Polícia Federal se depararam com uma situação inusitada ao deflagrar nesta terça-feira (10), em Salvador, uma operação para apurar desvios de recursos do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca). Um dos alvos de prisão arremessou uma bolsa de dinheiro vivo pela janela de sua residência no momento da ação policial, de acordo com investigadores que acompanham a ação.

O alvo da prisão que protagonizou esse episódio foi Francisco Nascimento, vereador de Campo Formoso e ex-secretário executivo da prefeitura. Ele é primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), um dos líderes do Centrão. O irmão de Elmar, Elmo, é prefeito de Campo Formoso, principal cidade de sua base política.

Apesar de ser vereador em Campo Formoso, Francisco estava em um apartamento em Salvador quando foi cumprida sua prisão. A bolsa acabou sendo interceptada pela PF. No seu interior, os investigadores encontraram diversos maços com notas de R$ 100. A estimativa inicial era de que o montante totalizava R$ 250 mil. Os valores ainda serão levados para a contagem oficial.

Francisco Nascimento é suspeito de receber propina para favorecer empresários em contratos com a prefeitura.

A defesa do vereador disse que não iria se manifestar porque ainda não teve acesso à investigação

Joias do Senhor do Bonfim

A PF também apreendeu diversas joias e itens de luxo na operação, por suspeita de terem sido compradas com valores desviados dos cofres públicos.

PF apreendeu dinheiro vivo e itens de luxo em operação sobre desvios no Dnocs
PF apreendeu dinheiro vivo e itens de luxo em operação sobre desvios no Dnocs Imagem: Reprodução

Dentre os itens de luxo, foram encontradas joias com a simbologia do Senhor do Bonfim, considerado o padroeiro não oficial de Salvador e objeto de devoção em uma das festas mais populares da capital baiana, a Lavagem do Bonfim.

Continua após a publicidade

Essas joias foram apreendidas na residência de um dos alvos de prisão, o empresário José Marcos de Moura, que é aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e suspeito de pagar propina a funcionários públicos em troca de obter contratos. No local, a PF também encontrou relógios da marca Rolex e dinheiro vivo.

As defesas dos alvos da operação ainda não se manifestaram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.