Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

PT e Trump assemelham-se na crítica à ação do Banco Central

No Brasil, o Banco Central elevou a taxa de juros em um ponto, para 13,25% ao ano. "É péssimo para o país", bateu a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. "É um desastre", ecoou o novo líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias.

Nos Estados Unidos, o Fed, banco central americano, interrompeu uma série de cortes. Manteve os juros em 4,5%. A instituição deu de ombros para bravatas de Trump. Ele disse que exigiria uma "redução imediata" dos juros.

Na crítica à política monetária, integrantes da cúpula do PT e Trump tornaram-se uns a cara esculpida e escarrada do outro. Lula segurou o porrete. Mas ninguém ignora que ele pensa do mesmo modo.

Conjunturas como essa revigoram a teoria de Montesquieu, segundo a qual a sutileza do pensamento consiste em descobrir a semelhança das coisas diferentes e a diferença das coisas semelhantes.

A aversão ao BC e ao Fed aproximou os divergentes até no índice de cinismo. Trump bate no Fed com uma mão e atiça a inflação com a outra. Suas tarifas à importação, elevarão os preços ao consumidor. As deportações de imigrantes encarecerão a mão de obra.

O PT ignora que o ex-presidente do BC tornou-se um bode expiatório gasto. Sete dos nove membros da atual diretoria saíram da caneta de Lula, inclusive o novo presidente Gabriel Galípolo. Mas Gleisi sustenta que alta dos juros, aprovada por unanimidade nesta quarta-feira, "estava determinada desde dezembro". E Lindbergh: "É inaceitável a armadilha criada por Roberto Campos Neto."

Então, tá!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

9 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Marco Aurelio Orlando

Que tal você fazer um texto mostrando a mentira que Lula usou durante mais de um ano, alegando que a culpa dos juros altos era por causa do Campos Neto, indicado por Bolsonaro. E que agora os juros seguem subindo, mesmo com Galípolo (indicado de Lula) no comando.. Aproveita e explica para os canhotos a matemática e os motivos que fazem a taxa básica subir.  Mostra para essas ame bas o que o descontrole fiscal está fazendo com o país....   Mas você nao vai fazer...  Não vai querer perder o PIX.

Denunciar

Maria das Graças

Poucas coisas são mais semelhantes que o petismo e o bolsonarismo / trumpismo. Esses populistas são sempre iguais, projeto de país zero, projeto de poder mil. Eles nunca tem culpa de nada e as notícias ruins atribuídas aos governos deles são falsidades criadas por perseguição política. Veja se não se aplica a todos.

Denunciar

Jose Geraldo Brito Filomeno

Só um pequeno reparo, Josias. A expressão correta é "esculpido em Carrara", ao dizer que alguma coisa é idêntica a outra coisa ou pessoa ("é a cara do pai; esculpido em Carrara -- ou seja, em mármore daquela região da Itália). E não "escarrado e cuspido" ou "escancarado esculpido".  São corruptelas populares. O resto, bem, com o resto concordo.

Denunciar