Kennedy Alencar

Kennedy Alencar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ramagem grava Bolsonaro e Heleno para se blindar de tráfico de influência

O colunista Kennedy Alencar afirmou no Análise da Notícia desta terça-feira (16) que a gravação feita por Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Informação), foi feita em um contexto para que ele se livrasse da acusação de tráfico de influência.

Esquema de máfia, tentar se blindar de alguma acusação futura de tráfico de influência. Guardar um arquivo pra usar, se necessário, na própria defesa, ou em um ataque a alguém. Se você me tratar mal, tenho tal informação. Isso foi um achado da Polícia Federal no meio da investigação.

Segundo Kennedy, ao longo da gravação, o então chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno e o então presidente Jair Bolsonaro sabiam que a reunião com as advogadas de Flávio Bolsonaro configurava um ato ilícito.

O Heleno fala que tem que tomar cuidado. O Heleno fala claramente que precisa manter esse troço fechadíssimo. O Heleno tinha consciência do que estavam fazendo ali. Eles sabiam que estavam fazendo coisa errada.

Kennedy ressalta que Ramagem pouco fala na reunião, mas deixa a impressão de que ele queria achar uma brecha para que, administrativamente, se chegasse ao auditor da Receita Federal que estava investigando Flávio Bolsonaro.

O Ramagem, ele procura o tempo inteiro explicar para as advogadas do Flávio Bolsonaro que tem que encontrar alguma coisa, que tem que ter cuidado. Eles queriam encontrar alguém que, dentro do governo, pudesse administrativamente, dar informações para as advogadas. Tanto que o Bolsonaro fala: 'não gostamos de tráfico de influência', 'de dar um jeitinho'. Kennedy Alencar, colunista do UOL

Segundo Kennedy, a gravação dessa reunião abre brechas para se questionar se Ramagem não teria feito o mesmo em outros encontros. E que agora o atual deputado federal pelo Rio de Janeiro está desgastado com o bolsonarismo.

O Ramagem montou uma máquina de grampo. Gravou o próprio presidente da República, gravou o ministro-chefe do GSI, imagina quem mais ele pode ter gravado.Kennedy Alencar, colunista do UOL

É uma figura que se elegeu deputado federal, em 2022, pedindo votos nesta onda do Bolsonaro. Era uma pessoa tida como de confiança extrema do Bolsonaro. Tanto que surpreende uma gravação deste tipo. Bolsonaro ficou chateado. Os bastidores do bolsonarismo dão conta que ele não quer mais fazer gravação na campanha do Ramagem [pré-candidato a prefeitura do RJ], até mesmo mudar para o Braga Netto. Até porque o Ramagem não está bem nas pesquisas. Kennedy Alencar, colunista do UOL

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes