Conteúdo publicado há 1 mês
Kennedy Alencar

Kennedy Alencar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Crítica do Centro Carter e atas da oposição encurralam Maduro

A crítica do Centro Carter e a divulgação das atas da oposição dando que Edmundo González Urrutia venceu as eleições da Venezuela colocam o ditador Nicolás Maduro em uma posição desfavorável, disse o colunista Kennedy Alencar no Análise da Notícia desta quarta-feira (31).

Para o colunista, o país está "longe" de ser uma democracia, como afirmou o presidente Lula (PT) nos últimos dias.

Está longe de ser uma democracia liberal, uma democracia constitucional que prevê uma harmonia entre os poderes, liberdade de imprensa, instituições com independência e harmonia, isso não existe lá. A questão das consultas populares e plebiscitos não é suficiente para categorizar como uma democracia.

Uma democracia é muito mais do que isso, não é só fazer eleição regularmente. A ditadura brasileira fazia eleições regularmente e colocava senadores biônicos. É todo um conjunto de coisas. As eleições são uma etapa fundamental.

Eleições limpas, lisas e sem suspeita de fraude, são parte de uma democracia. Um país que não faz uma eleição limpa, sem suspeita de fraude, não é uma democracia. É um regime autoritário. É uma autocracia.

A opinião do Centro Carter deve ser levada em conta, já que é uma ONG reconhecida mundialmente, segundo Kennedy.

O Centro Carter se manifestou hoje. O que é o Centro Carter? Uma ONG fundada pelo Jimmy Carter, presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981, e pela mulher dele. É uma fundação super respeitada no mundo. Atua como observadora em processos eleitorais, mediadora em conflitos, tem histórico de neutralidade e está dentro do Acordo de Barbados, no qual, governo e oposição da Venezuela concordaram que ela seria uma observadora do processo eleitoral.

Ela se manifestou hoje, dizendo que as eleições não foram democráticas. Houve pressão sobre a oposição, não há clareza sobre os resultados e cobrou os boletins de urna. É uma ONG americana super respeitada que o governo da Venezuela topou a inclusão no Acordo de Barbados.

Além disso, as atas da oposição começam a fazer sentido para a imprensa internacional.

Continua após a publicidade

A oposição está divulgando as atas. Muitas pessoas na imprensa internacional estão dizendo que está fazendo sentido o que estão divulgando. Qual a melhor forma de acabar com essa dúvida? Divulgar as oficiais pelo CNE, que não está acontecendo.

A crítica do Centro Carter e as atas da oposição deixam Maduro encurralado.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes