Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Governo diz que Musk divulgou fake news com fins políticos ao citar Lula

O bilionário Elon Musk postou uma mentira em sua conta no Twitter ao afirmar que Alexandre de Moraes "tirou Lula da prisão". Na verdade, o ministro do Supremo Tribunal Federal foi voto vencido no julgamento de 7 de novembro de 2019, que proibiu a prisão de réus após decisão em segunda instância — o que tirou o petista da cadeia.

Após afirmar em outra mensagem que Moraes tinha Lula "na coleira" na noite desta segunda (8), o bilionário postou: "Mas como Alexandre tirou Lula da prisão e colocou o dedo na balança para eleger Lula, Lula obviamente não tomará nenhuma atitude contra ele".

A coluna pediu um posicionamento sobre a declaração à Presidência da República. A resposta foi de que não há o que se posicionar porque isso é sabida desinformação em relação ao voto do ministro Alexandre de Moraes no STF em 2019.

A assessoria de Lula também disse que "lamentam a divulgação de fake news em redes sociais, ainda mais pelo proprietário de uma rede social, e com fins políticos".

Moraes foi um dos cinco ministros que votaram contra a mudança de entendimento do Supremo. Ao seu lado estavam Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Enquanto isso, votaram a favor das prisões apenas após o trânsito em julgado seis ministros: Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli.

O pano de fundo daquele julgamento era uma possível soltura de Lula, preso desde abril do ano anterior, na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, por conta de uma condenação em meio à operação Lava Jato na 13a Vara da Justiça Federal, confirmada pelo Tribunal Regional federal da 4a Região. No dia seguinte, foi solto.

Depois disso, e diante das provas de que houve conluio entre o então juiz federal Sergio Moro e os procuradores da República força-tarefa da Lava Jato contra o petista, a sua condenação foi anulada e Moro declarado parcial.

Musk, na mesma postagem, também afirmou que Alexandre "colocou o dedo na balança para eleger Lula", ou seja, que o presidente do TSE teria manipulado as eleições.

A informação também não procede. As eleicões brasileiras ocorreram dentro da normalidade e o vitorioso foi reconhecido pelos Poderes Legislativo e Judiciário e pelos governos de todo o mundo, da esquerda à direita.

Continua após a publicidade

A declaração sobre manipulação das eleições, que ecoa a narrativa bolsonarista e trumpista, representa uma escalada nas declarações de Musk. Até agora, contudo, ele não cumpriu sua principal ameaça: ignorar as decisões judiciais brasileiras.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.