Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Na guerra entre Netflix e Globoplay, a grande arma são as novelas

Leticia Colin, Sophie Charlotte e Regina Casé estão no elenco de "Todas as Flores", novela que o Globoplay exibirá este ano  - Divulgação
Leticia Colin, Sophie Charlotte e Regina Casé estão no elenco de "Todas as Flores", novela que o Globoplay exibirá este ano Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

08/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da newsletter do Mauricio Stycer enviada ontem (7). Na newsletter completa, apenas para assinantes, o colunista ainda fala sobre a série documental "Funk.Doc" e sobre o novo recorde negativo do setor de TV por assinatura no Brasil, entre os fatos "Para Lembrar" e "Para Esquecer" da semana, e traz dicas de leitura. Quer receber o conteúdo completo na semana que vem, com informações extras, direto no seu e-mail? Clique aqui e se cadastre.

********

Das 10 séries mais assistidas pelos assinantes brasileiros da Netflix esta semana, quatro são programas que, por suas características, deveriam ser classificadas como novelas — um passo que a principal plataforma de streaming do mundo ainda não deu formalmente.

São melodramas de longa duração (o mais curto tem 39 episódios), com enredos apelativos, dramas óbvios, romances açucarados, interpretações sem muita sutileza e diálogos simples.

A América Latina ainda é uma grande produtora, mas sabemos que o gênero também tem sido gerado em países como Portugal, Turquia e Coreia do Sul. Nos 10 mais da Netflix esta semana, constam a mexicana "Fogo Ardente", a sul-coreana "Young Lady and Gentleman"; a brasileira "Chiquititas"; e a colombiana "Café com Aroma de Mulher".

A Netflix, propriamente, ainda não está produzindo as próprias novelas — e nesse aspecto ela está em grande desvantagem na competição com a Globo. A empresa brasileira não apenas está transferindo para a sua plataforma de streaming dezenas de títulos antigos, que permanecem na memória afetiva dos espectadores, como tem investido em produções originais.

Após a terrível "Verdades Secretas 2", que fez muito sucesso, o Globoplay se prepara para lançar ainda este ano uma novela de João Emanuel Carneiro, autor de "A Favorita" e "Avenida Brasil", entre outros sucessos na televisão. Segundo a divulgação, "Todas as Flores", primeira trama do autor para o streaming, é um "conto de fadas moderno", um thriller contemporâneo regado por histórias de amor, vingança e redenção.

O elenco é de peso: Sophie Charlotte, Regina Casé, Letícia Colin, Humberto Carrão, Mariana Nunes, Fabio Assunção, Caio Castro, Thalita Carauta, Nicolas Prattes, Ana Beatriz Nogueira, Cassio Gabus Mendes, Zezeh Barbosa e Douglas Silva, entre outros.

Outro projeto, "Guerreiros do Sol", inspirado na história de Lampião e Maria Bonita, está sendo desenvolvido por George Moura e Sergio Goldenberg. Serão 45 episódios. A pré-produção está marcada para janeiro e gravação para maio de 2023, com exibição prevista para o primeiro semestre de 2024.

A HBO Max também tem planos neste segmento e chegou a anunciar o início da produção de uma novela brasileira, "Segundas Intenções", mas as mudanças na empresa, nos Estados Unidos, podem afetar o projeto.

O Prime Video oferece dezenas de títulos antigos, de todas as nacionalidades (e os chama pelo nome certo: novelas).

O Vix (do grupo Televisa Univision) tem lançado semanalmente, desde agosto, títulos latino-americanos, muitos já exibidos no SBT, com sucesso, como "Teresa", "Triunfo do Amor" e "Coração Indomável". As antigas novelas entram na plataforma com 26 capítulos e, na sequência, são atualizadas semanalmente.

Chame como quiser ("superséries", "novela curta", "mininovela", "minissérie"), mas são novelas mesmo. E este parece ser o futuro do streaming.

****

LEIA A NEWSLETTER COMPLETA