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Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Audiência fraca na estreia frustra os planos do BBB recordista em anúncios

BBB 23: prova da imunidade no primeiro dia do reality show da Globo                             - Reprodução/Globoplay
BBB 23: prova da imunidade no primeiro dia do reality show da Globo Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

19/01/2023 07h01

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Volto a um assunto tratado em outubro de 2022, a polêmica decisão de Globo de lançar praticamente ao mesmo tempo duas "novelas das 9". No dia 10 daquele mês, "Travessia" estreou na TV aberta e no dia 19 foi a vez de "Todas as Flores" ser lançada na plataforma de streaming.

A Globo acreditou no histórico mais recente de Gloria Perez ao escalar a sua trama para a TV aberta. "A Força do Querer" (2017), sua novela anterior, foi um fenômeno que não se via há tempos. Com média de 35,7 pontos e ótima repercussão, superou as últimas oito novelas do horário, incluindo "Salve Jorge", da mesma autora.

Já o último trabalho de João Emanuel Carneiro, "Segundo Sol" (2018), derrubou a audiência no horário e frustrou até mesmo os fãs do autor. Além dos graves problemas de escalação, foi uma trama fraca e pouco sedutora.

"Todas as Flores" foi vista pela Globo como uma novela capaz de encantar um público mais seleto, aquele que paga por assinatura de streaming em busca de um "cheeseburger gourmet", como também é sonhado pela Netflix.

A trama de João Emanuel, como escrevi, serviu de cobaia para uma experiência inédita: 45 capítulos foram liberados em blocos de cinco, a cada semana, durante nove semanas. Depois, pausa para o BBB 23. Só em abril, após o reality, a plataforma exibirá os 40 episódios que faltam, em blocos de cinco por semana.

Coube à "Travessia", com uma trama fraquíssima e desinteressante, a missão de substituir "Pantanal", um sucesso de audiência e de repercussão. Deu errado. O público não comprou a novela medíocre que foi oferecida a ele.

Nesta segunda-feira, com a estreia do BBB, ficou ainda mais evidente o tamanho do erro. Com 34 marcas confirmadas, o reality show garantiu um recorde comercial à Globo. Segundo a newsletter Mídia e Marketing, do UOL, a Globo deve superar a marca de R$ 1 bilhão em faturamento.

E o que os anunciantes esperam? Em primeiro lugar, audiência. Pois bem, há um ano, na estreia, o BBB22 marcou 27,6 pontos. Esta semana, na pior estreia da história do programa, o BBB 23 registrou 22,4 pontos. Essa diferença de 5 pontos é mais ou menos a mesma que há entre as audiências de "Pantanal" e "Travessia", lembrou Cristina Padiglione.

Não é possível prever qual teria sido a audiência da estreia do BBB caso fosse exibido após um capítulo de "Todas as Flores". Mas parece claro, a esta altura, que a trama de João Emanuel tem mais elementos capazes de mexer com a imaginação do público do que a de Glória.

Ainda é muito cedo para prever como a audiência vai reagir nos próximos três meses. Mas, como registrou Marcia Pereira, no site Notícias da TV, se depender de Travessia, o BBB 23 estará em maus lençóis. "Travessia é uma trama estagnada, presa a três conflitos que não têm nada de novo: mocinho encrencado com um crime, ex-casal brigando pela guarda do filho e o ódio entre dois inimigos. O folhetim está há mais de três meses no ar e deve chegar à metade na próxima semana".

No cálculo da Globo, lá atrás, certamente se imaginou que o BBB 23 estrearia apoiado por uma novela de sucesso. Não foi o que aconteceu. Aguardemos os próximos capítulos.

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