Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

"Flordelis" evita erros e aponta caminhos para séries sobre crimes reais

 Flordelis foi condenada a 50 anos de prisão pela morte do marido Anderson do Carmo      -  TJ-RJ
Flordelis foi condenada a 50 anos de prisão pela morte do marido Anderson do Carmo Imagem: TJ-RJ

Colunista do UOL

24/11/2022 04h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da newsletter do Mauricio Stycer enviada ontem (23). Na newsletter completa, apenas para assinantes, o colunista fala também sobre a minissérie "Dopesick" e sobre a estreia do programa "Central da Copa", nos fatos "Para Lembrar" e "Para Esquecer" da semana, e traz dicas de leitura. Quer receber o conteúdo completo na semana que vem, com informações extras, direto no seu email? Clique aqui e se cadastre.

********

Histórias policiais, relembradas na forma de documentários ou de séries de ficção baseadas em fatos reais, sempre atraíram bom público. Mas, diante da necessidade de oferecer conteúdo para saciar o apetite das plataformas de streaming, o chamado "true crime" virou uma febre.

Nenhum outro gênero se adaptou tão bem às demandas de Netflix & Cia. São mais baratas de produzir do que ficção, podem ter a duração que os produtores quiserem e mantêm o espectador fisgado até o fim, à espera do desfecho.

Nos últimos anos, apareceram muitas séries ruins de "true crime". Carregam alguns ou todos esses defeitos: são longas além do necessário, exageradamente dramatizadas, trazem depoimentos muito estudados e teatrais, vilanizam ou glorificam os seus protagonistas, exageram no mistério para confundir o espectador.

"Flordelis: Questiona ou Adora" é um bom exemplo dos caminhos possíveis para este tipo de programa. O documentário de Mariana Jaspe consegue escapar de todas essas armadilhas ao contar, em seis episódios, a ascensão e a queda da mulher que ganhou fama como mãe adotiva de dezenas de crianças e, no fim, foi condenada a 50 anos de prisão pelo assassinato do marido.

Como já escrevi, "Flordelis: Questiona ou Adora" não escapou de um golpe baixo — ter sido lançado pelo Globoplay ao mesmo tempo em que ocorria o julgamento da acusada. Mas agora que isso passou, é possível olhar para a série com mais cuidado e mostrar como ela se destaca nesta onda de "true crime".

Antes do mistério que envolve a morte do pastor Anderson do Carmo, existe um outro mistério, que a série tenta esclarecer: como Flordelis se tornou uma celebridade, paparicada pela mídia e por artistas famosos, tema de livro e de filme?

Diferentes passagens da série mostram o excesso de deslumbramento com Flordelis e a falta de cuidado em conhecer melhor a sua história. Um dos pontos altos é a sequência de depoimentos que expõem a surpresa de pessoas citadas com o conteúdo do livro "Flordelis - A Incrível História da Mulher Que Venceu a Pobreza".

Também são muito significativos os depoimentos de jornalistas da Globo, que reconhecem não ter aprofundado questões de ordem legal em reportagens que louvaram o papel de Flordelis como mãe adotiva. "Ela foi muito ajudada pela mídia", diz Thiago Prado, editor de política de "O Globo", jornal que atuou em parceria com o Globoplay na realização da série.

A autocrítica se limita, infelizmente, a profissionais de uma única emissora, quando poderia ter sido aprofundada. O mesmo vale para o papel dos artistas famosos que abraçaram a pastora no filme "Flordelis: Basta uma Palavra para Mudar". É sabido que muitos se arrependeram, mas não falam na série.

"Flordelis: Questiona ou Adora" é muito bem-sucedido ao mostrar a complexidade das relações familiares da protagonista e de seu marido em diferentes momentos. Sempre ouvindo todos os lados da história, e indo e vindo com a linha do tempo, a série às vezes pode até transmitir a sensação de confusão, mas o caso é realmente complicado e Jaspe tem o mérito de não reduzir ou simplificar a história.

A série também merece elogios por mostrar como políticos de diferentes extratos abraçaram Flordelis em busca de ganhos pessoais e como a abandonaram ao sentir que ela havia se tornado "tóxica" para os seus interesses. Eleita deputada federal, ela foi cassada com 437 votos e apenas 7 a favor e 12 abstenções. Um massacre. O mesmo vale para as igrejas evangélicas, que colocaram Flordelis no alto de seus púlpitos e depois viraram as costas para ela.

O papel do empreendedor Pedro Werneck e de seus irmãos, que ajudaram Flordelis ainda na década de 1990, poderia ter sido mais bem explicado na série. Por outro lado, o depoimento do desembargador Siro Darlan, convocado como testemunha de defesa de Flordelis no julgamento, ajuda a entender a complexa rede de apoios que ela agregou. O trabalho de Flordelis mostrou a necessidade de rever as leis que regem adoção no país.

"Flordelis: Questiona ou Adora", enfim, é uma série exemplar, que evita apontar o dedo para os acusados e faz o espectador pensar.

****

LEIA A NEWSLETTER COMPLETA