Trem descarrilha na CPTM e estações ficam superlotadas de manhã em SP

O descarrilamento de um trem de carga da MRS Logística atrapalha o funcionamento da linha 11-Coral da CPTM na manhã desta quarta-feira (18).

O que aconteceu

Trem saiu dos trilhos perto da estação Brás às 2h10. Ele seguia pela via três, mas acabou interferindo nas vias um e dois quando descarrilou, explicou a empresa MRS em posicionamento enviado ao UOL.

Circulação de trens da linha 11-Coral está interrompida entre Tatuapé e Brás e não há previsão de retorno. A movimentação da linha 12-Safira também foi afetada, assim como o serviço Expresso Aeroporto (linha 13-Jade), que foi suspenso temporariamente. A situação nas duas linhas foi solucionada antes das 8h.

Sistema Paese foi acionado. Os ônibus fazem o caminho entre a estação Tatuapé e o Brás, destino final dos trens. Segundo a CPTM, 57 ônibus foram acionados.

Causa do descarrilamento não foi divulgada. "Técnicos da companhia atuam junto com a MRS Logística para a retirada dos vagões de cargas das vias, para avaliar se houve danos causados e restabelecer as condições normais de operação o quanto antes", afirmou a MRS em nota.

As integrações entre trem e metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, que são pagas nos dias de semana, foram liberadas nesta manhã. Com isso, a movimentação da linha 3-Vermelha do metrô amanheceu com movimentação mais intensa do que o habitual nas plataformas.

Passageiros enfrentaram plataformas cheias na estação Itaim Paulista da linha 12-Coral da CPTM
Passageiros enfrentaram plataformas cheias na estação Itaim Paulista da linha 12-Coral da CPTM Imagem: Aldeci Paulino/Cedido ao UOL

A microempresária Aldeci Paulino, 54, chegou à estação Itaim Paulista, no extremo leste da capital, às 5h30, mas desistiu de entrar no trem que seguiria quando viu a plataforma lotada e a demora para entrar nos trens. Ela iria até o Brás para renovar o estoque da loja de roupas que tem na Vila Formosa, mas adiou os planos. "Precisava fazer compras, mas vou deixar para amanhã", afirmou ao UOL.

Esta não é a primeira vez que um descarrilamento afeta a circulação dos trens em São Paulo. Em dezembro de 2022 10 vagões com bobinas de aço e outros quatro com areia descarrilaram e cobriram quatro vias e também afetaram a locomoção dos veículos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.