PUBLICIDADE
Topo

Reinaldo Azevedo

Na Folha: Nas patentes, Bolsonaro continua com Trump; contra os brasileiros

Jair Bolsonaro, o homem que é contra a quebra de patentes de farmacêuticas americanas, embora Biden seja a favor... - Evaristo Sá/AFP
Jair Bolsonaro, o homem que é contra a quebra de patentes de farmacêuticas americanas, embora Biden seja a favor... Imagem: Evaristo Sá/AFP
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. No UOL, Reinaldo trata principalmente de política; envereda, quando necessário - e frequentemente é necessário -, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Colunista do UOL

07/05/2021 07h41

Temos um governo que, também no cenário internacional, atua abertamente contra os interesses da população. É o caso da oposição, por ora mantida, à quebra das patentes das vacinas contra a Covid-19. Antes, o Brasil estava de mãos dadas com Donald Trump. Agora, de costas para Joe Biden. O buraco em que nos metemos é muito fundo --havendo a possibilidade de que não tenha fundo nenhum. As eleições do ano que vem dirão. Insistamos por ora. Sempre resta a esperança no fundo da caixa dos desatinos.
(...)
O Brasil é tido, no mundo, como exemplo no combate à Aids. E é. A produção local dos remédios que compuseram o famoso "coquetel" tem uma importância central nessa história. José Serra, então ministro da Saúde, encampou a ideia do fim das patentes e enfrentou, no começo, a oposição dentro do próprio governo. Serra insistiu e foi bem-sucedido. Sua obstinação beneficiou o mundo.

(...)
Joe Biden está por fora. Bolsonaro e Queiroga sabem das coisas. Sim, resta a esperança no fundo da caixa. Tem validade até 2022. Ou começaremos a sair do buraco ou vem a danação eterna.
Íntegra aqui