Topo

Reinaldo Azevedo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaristas dão pé no traseiro de militares e os usam como boi de piranha

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

27/06/2023 23h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na ânsia desesperada para livrar a cara de Jair Bolsonaro, seus, como direi?, devotos não hesitam em fazer dos próprios militares bois de piranha da estratégia de resultado impossível: tentar tirar do ex-presidente a marca do golpismo.

Sim, o coronel Jean Lawand Jr. revelou-se um golpista entusiasmado. Suas conversas com o tenente-coronel Mauro Cid não deixam a menor dúvida. Leiam o post anterior, que traz dois vídeos.

E, como se viu, o militar deu um jeito de tentar torcer as próprias palavras no papinho com Cid, afirmando que seu esforço era para que Bolsonaro fizesse um anúncio em favor da pacificação do país. Ora, só haveria um modo: mandar seus golpistas para casa, certo?

Sim, Lawand estava mentindo porque, afinal, o dicionário e o contexto existem, mas isso não torna o "Mito" um democrata.

Não para o senador bolsonarista Marcos Rogério (PL-RO), notório por tentar impedir o bom andamento da CPI da Covid no Senado, vocês devem se lembrar. Não houve teoria conspiratória, inclusive contra as vacinas, a que ele não tenha dado curso então.

Nesta terça, quem o visse passar uma descompostura em Lawand, chegaria à conclusão de que se converteu aos bons princípios da democracia. Calma, ainda não! Mas é fato: ele esculhambou o coronel (veja vídeo logo abaixo). Disse:

"Eu não sei quem lhe (sic) orientou. Mas, de verdade, o senhor não convence ninguém. O senhor apequena a sua história, atrofia o sucesso de sua carreira e tenta impor uma narrativa que não para de pé ao menor esforço. Eu não sei se Vossa Senhoria se convence da versão que está apresentando aqui no dia de hoje ou se acha que alguém, ao ler aquilo que está nas transcrições, acredita. Eu tenho aqui as transcrições. Eu confesso que não gostaria de fazer aqui aquilo que já se fez aqui nessa comissão. O texto... A transcrição é muito clara daquilo que foi dito. Agora, dizer uma coisa no privado... Aí talvez seria o caso de vir aqui hoje e dizer assim: 'Olha, eu cometi erros. Acreditei em algo, extravasei a minha opinião, e isso não foi legal, não foi certo'."

Aplausos para o bolsonarista que passou a ser devoto da democracia?

Nada disso! Ele está entregando o coronel às cobras e dizendo algo assim: "Foi golpista porque quis. Bolsonaro não teve nada com isso. Ele jamais passou qualquer orientação".

Tanto é assim que Rogério não hesitou em repetir nesta terça que "não houve nenhuma trama golpista", que "isso é uma narrativa que os governistas estão tentando impor no Brasil", que nunca viu "um golpe sem armas, sem participação de instituições". E indagou: "Que golpe é esse?" Respondeu: "Um golpe vazio, um golpe de narrativa". E mais: "O que temos de fazer nessa CPI, de verdade, é separar joio de trigo".

O bolsonarista está dizendo que seu chefe político é o trigo e que o militar que estava depondo era o joio, entenderam?

Atenção, senhores fardados que se envolveram com o capitão arruaceiro, um "mau militar" (segundo Ernesto Geisel)" Atenção senhores fardados para o cara que foi chutado do Exército porque flagrado planejando a explosão de bombas em prédios militares e porque fez um croqui sobre a explosão da adutora do Guandu, no Rio! Atenção senhores fardados para as ações do sujeito que, quando presidente, demitiu uma penca de generais com requintes de humilhação!

Atenção!

Mais uma vez, ele está, por intermédio de seus porta-vozes, dando-lhes um pé no traseiro. Quando Rogério humilha o coronel, ele não o faz em nome próprio. Está seguindo uma estratégia. Aqueles que acreditaram no papo do arruaceiro que se virem agora.

Com Bolsonaro e o bolsonarismo, ninguém dá a mão pra ninguém. Quem caiu em desgraça que se vire. Bolsonaro só tenta livrar a própria cara.

Um conselho? Conviria que os militares envolvidos na tramoia falassem tudo o que sabem. Ou ainda acabam em cana, e o arruaceiro de sempre vai encher o bucho de hamburguer em Orlando.