Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Reportagem

Lula não tem pressa no encontro sugerido em carta por Javier Milei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem a menor pressa em se reunir com o presidente da Argentina, Javier Milei.

Encontro entre os dois chefes de Estado foi sugerido por Milei em carta enviada no último dia 22.

Na carta, Milei formalizou a recusa de integrar BRICS, bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia China e África do Sul.

Milei afirmou no texto que não considera "oportuna" a adesão de seu país ao grupo, para o qual foi convidado, em agosto, junto com outros quatro países.

A recusa não surpreendeu o Planalto. Em agosto durante visita ao Brasil, Diana Mondino, a nova ministra das Relações Exteriores da Argentina, havia antecipado, que seu país não iria aderir ao bloco.

O que mais surpreendeu o governo brasileiro foi a reafirmação de Milei, na carta, do interesse em reunir-se com Lula para "manifestar sua consideração" pelo presidente brasileiro.

A insistência nessa manifestação de apreço surpreende na medida em que Javier Milei não se cansou de xingar Lula durante a campanha eleitoral.

Milei chegou, inclusive, a chamar o ex-presidente Jair Bolsonaro para sua posse, antes de enviar um convite formal a Lula.

Agora o mandatário brasileiro prefere esperar para ver como se desenrola a situação interna na Argentina.

Continua após a publicidade

Javier Milei editou um pacotaço de medidas econômicas que causaram grande reação popular. Não está claro nem sequer se o Congresso irá referendar as medidas.

Especula-se, na Argentina sobre a possibilidade de as manifestações populares assumirem tais proporções que tornem impossível a permanência do novo presidente no cargo.

Lula está sendo aconselhado por seus auxiliares e aguardar até que o quadro fique mais claro para, então, decidir como proceder com relação a Javier Milei.

Por enquanto, a ideia é manter relações formais num nível "razoável", protocolar, pelos canais diplomáticos dos dois países.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

32 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Kleverton Melo de Carvalho

Tem como dialogar com malucos?   Bolsonaro, por exemplo, não transita mentalmente em um nível de razoabilidade.  Eh uma fábrica de teorias conspiratórias e fake news, totalmente descolado da realidade.   O Milei vai enterrar a Argentina, um país cheio de complexidades.  A diferença é que a sociedade civil argentina está acostumada a sair a luta... e lá não tem bandidos religiosos catequizando os ignorantes com teorias conspiratórias em igrejas. Vão desconvidar o miloco rapidinho.

Denunciar

Fernando Augusto da Fonseca Alecrim

O desgrenhado viu que o tempo está fechando pra ele, com as centrais sindicais, todas elas dominadas pelo peronismo, convocando greve geral e quer mudar a imagem de radical de direita porque percebe que o mandato dele está ameaçado de não durar muito. Lula está certo em ficar de longe  “urubuservando” pra ver se o encantador de cães mortos vai conseguir sobreviver a tempestade ou não. Pra que um Presidente de qualquer país iria se meter naquele imbróglio, se só tem a perder e o desgrenhado nem sequer é aliado dele?

Denunciar

Petrucio Joao da Silva

Milei não dura muito... pra quê o Lula vai se encontrar com um futuro ex-presidente? Mas eu queria ver mais estragos da Extrema direita por lá,  precisam aprender a lição... 

Denunciar