Lula não se surpreendeu com carta de Milei recusando adesão ao BRICS
O Palácio do Planalto informou à coluna que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu "sem surpresa" a notícia de que Javier Milei formalizou a recusa de participação da Argentina no grupo de países do BRICS.
A notícia da recusa formal do novo presidente argentino foi divulgada pelo jornalista Ricardo Abreu, da Globo News. Ele revelou uma carta enviada por Milei ao presidente Lula sobre o assunto.
Javier Milei afirmou no texto que não considera "oportuna" a adesão de seu país ao bloco integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em agosto cinco países, incluindo a Argentina, foram convidados a se juntar ao grupo.
A coluna confirmou a existência da carta em que Milei argumenta:
"Algumas decisões tomadas pela gestão anterior (do ex-presidente Alberto Fernández) serão revisadas. Entre elas, encontra-se a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país (Argentina) no Brics."
O Planalto não se surpreendeu com a carta porque, em novembro, Diana Mondino, a ministra das Relações Exteriores da Argentina, já havia informado ao chanceler brasileiro, Mauro Vieira, que seu país não iria aderir ao bloco.
Na época, Modino já havia dito que o governo Milei não referendaria compromissos assumidos por seu antecessor, Alberto Fernández, citando inclusive o caso do BRICS.
Mas, da mesma forma como foi reiterado na carta agora enviada, Modino disse a Mauro Vieira que a Argentina de Milei pretende "intensificar os laços bilaterais com o Brasil", sobretudo o "fluxo comercial".
Como na carta, Modino também havia apontado o interesse de Milei em reunir-se com Lula para manifestar sua consideração" pelo presidente brasileiro.
Esta manifestação de apreço é que surpreende seguidamente o presidente brasileiro, sempre que repetida pelos caminhos diplomáticos. Afinal, Javier Milei não se cansou de xingar Lula durante a campanha eleitoral.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.