Novas provas achadas pela PF podem adiar fim do inquérito do 8/1
As novas provas encontradas pela Polícia Federal podem adiar o fim do inquérito sobre a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023, afirmou o colunista Tales Faria no Análise da Notícia desta quarta-feira (6).
As novas provas que a Polícia Federal encontrou nos dispositivos eletrônicos do Mauro Cid, ajudante de ordens do Bolsonaro, estão movimentando os bastidores do meio militar, e o que eu posso dizer é o que eu ouvi de militares, mas está muito no nível de conversas internas e bastidores entre eles. Eles estão achando que (...) ontem foi tomado o depoimento do general Nilton Diniz Rodrigues. Ele foi um coronel do 'kids Pretos', forças especiais do Exército. E a grande suspeita de que os caras que invadiram o Congresso, o Senado, o Palácio do Planalto e o Supremo, tenham tido alguns deles, algum tipo de preparação pelos 'kids Pretos'.
Tales Faria, colunista do UOL
Tales ressalta que há suspeita é que os 'kids pretos' tenham ajudado na preparação ajudar os golpistas a invadirem a Praça dos Três Poderes.
Os 'kids Pretos' não estariam lá, mas teriam preparado alguns dos caras que invadiram. Essa suspeita veio porque, por exemplo, no Congresso, os caras desceram de rapel, subiram lá na cúpula do Congresso, abriram, fizeram uma escadinha com aquelas grades, e com o rapel, o pessoal desceu direto no Salão Verde, que é uma técnica dos 'kids Pretos'.
Há uma série de desconfiança em relação aos 'kids Pretos' com esse 8/1. O general foi chamado a depor ontem, mas o que está rolando no meio militar é a suspeita de que ele esteja sendo usado como bucha, como uma figura talvez descartável para ver como vai soar no meio militar a mão pesada da lei sobre esse cidadão.
Segundo Tales, o inquérito que apura a tentativa de golpe de 8 de janeiro vai começar a atingir escalões mais altos.
A outra exposição que vem a partir disso é a seguinte. Está chegando no nível mais alto. Não é ainda os tubarões, os comandantes, etc. O fechamento do alto escalão já está mais ou menos. É uma questão de tempo e de você ter a narrativa toda mostrada. Olha: 'Aqui estão eles, aqui está o escalão médio, aqui estão esses coronéis mandando carta para os comandantes militares pedindo golpe, aqui está a possibilidade de uso dos Kids Pretos, aqui está isso, aquilo. Ouvimos aqui o general tal, o coronel tal e tudo e pronto.'
Então há uma suspeita de que esteja agora começando a chegar e que ele é a bucha. A bucha disso. Olha: 'Vamos botar ele, está chegando ao fim dele, com ele a gente vai ver qual é a reação em relação aos coronéis, aos generais, qual é a reação do meio militar as provas que apareceram. Então está chegando ao final, não é o momento, o final do inquérito.
Tales Faria, colunista do UOL
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.