Entrevista de vice de Amoêdo foi manipulada para parecer apoio a Bolsonaro
É falsa a informação de que o candidato vice-presidente na chapa de João Amoêdo (Novo), Christian Lohbauer, elogiou e recomendou votos em Jair Bolsonaro (PSL). O vídeo de uma entrevista de Lohbauer à rádio “Jovem Pan” foi digitalmente alterado para mudar o sentido real das declarações dele.
O conteúdo enganoso, com 1min21s, reproduz o trecho em que o vice de Amoêdo critica os cinco principais candidatos na disputa presidencial. Mas há um corte logo após a menção a Bolsonaro, e o vídeo continua com outro trecho da entrevista, como se a opinião de Lohbauer sobre o adversário do PSL fosse elogiosa: "O que nós temos aqui é um candidato viável, um sujeito que estuda, que tem posições, que vai constituir um governo técnico, que vai enfrentar todos os desafios que a gente tem pela frente inclusive de um Congresso hostil, que é o que a gente vai ter lá adiante".
O projeto Comprova buscou o vídeo original da entrevista, realizada no último dia 17 e disponível no canal da emissora no Youtube. Este vídeo tem duração de 32min53s. Na realidade, Lohbauer comenta, ao final da entrevista, na marca de 32min do vídeo, que votar em Bolsonaro seria “entregar o país num cheque em branco no escuro, porque ninguém tem a menor ideia do que vai acontecer” e completa dizendo que o país “não tem tempo para aventura”. Só depois destas afirmações é que o candidato a vice parte para os elogios citados acima, que são destinados, na verdade, a João Amoêdo, que também é candidato a presidente.
Amoêdo desmentiu o conteúdo em sua página no Facebook. Ele publicou um post com o vídeo original no canal da “Jovem Pan News” e escreveu: “Está circulando por aí um vídeo editado onde o professor Christian, candidato do Novo à Vice-presidência, estaria apoiando outro presidenciável nas eleições. Isso é mentira. Uma fake news, prática já conhecida da velha política. Mas mentira a gente combate com verdade. Assista ao vídeo completo da entrevista em questão.”
O vídeo manipulado teve ampla circulação no WhatsApp e em redes sociais como o Twitter e o Facebook. Nesta rede, uma das publicações atingiu 407 mil visualizações e 24 mil compartilhamentos. No Twitter, uma publicação teve mais de 4 mil curtidas e 2 mil retuítes.
O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.