PUBLICIDADE
Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


UOL Confere

Entrevista de vice de Amoêdo foi manipulada para parecer apoio a Bolsonaro

Christian Lohbauer (esq.) e João Amoêdo (à dir.), candidatos do Novo - Arte/UOL
Christian Lohbauer (esq.) e João Amoêdo (à dir.), candidatos do Novo Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

28/09/2018 13h19

É falsa a informação de que o candidato vice-presidente na chapa de João Amoêdo (Novo), Christian  Lohbauer, elogiou e recomendou votos em Jair Bolsonaro (PSL). O vídeo de uma entrevista de Lohbauer à rádio “Jovem Pan” foi digitalmente alterado para mudar o sentido real das declarações dele.

O conteúdo enganoso, com 1min21s, reproduz o trecho em que o vice de Amoêdo critica os cinco principais candidatos na disputa presidencial. Mas há um corte logo após a menção a Bolsonaro, e o vídeo continua com outro trecho da entrevista, como se a opinião de Lohbauer sobre o adversário do PSL fosse elogiosa: "O que nós temos aqui é um candidato viável, um sujeito que estuda, que tem posições, que vai constituir um governo técnico, que vai enfrentar todos os desafios que a gente tem pela frente inclusive de um Congresso hostil, que é o que a gente vai ter lá adiante".

O projeto Comprova buscou o vídeo original da entrevista, realizada no último dia 17 e disponível no canal da emissora no Youtube. Este vídeo tem duração de 32min53s. Na realidade, Lohbauer comenta, ao final da entrevista, na marca de 32min do vídeo, que votar em Bolsonaro seria “entregar o país num cheque em branco no escuro, porque ninguém tem a menor ideia do que vai acontecer” e completa dizendo que o país “não tem tempo para aventura”. Só depois destas afirmações é que o candidato a vice parte para os elogios citados acima, que são destinados, na verdade, a João Amoêdo, que também é candidato a presidente.

Amoêdo desmentiu o conteúdo em sua página no Facebook. Ele publicou um post com o vídeo original no canal da “Jovem Pan News” e escreveu: “Está circulando por aí um vídeo editado onde o professor Christian, candidato do Novo à Vice-presidência, estaria apoiando outro presidenciável nas eleições. Isso é mentira. Uma fake news, prática já conhecida da velha política. Mas mentira a gente combate com verdade. Assista ao vídeo completo da entrevista em questão.”

O vídeo manipulado teve ampla circulação no WhatsApp e em redes sociais como o Twitter e o Facebook. Nesta rede, uma das publicações atingiu 407 mil visualizações e 24 mil compartilhamentos. No Twitter, uma publicação teve mais de 4 mil curtidas e 2 mil retuítes.

A peça de desinformação foi verificada pela “Folha de S.Paulo”, pela revista “piauí” e pela “Gazeta Online”, além do UOL, do “SBT”, do “Jornal Commercio”, do “Poder360” e da “NSC Comunicação”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 24 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação associados a políticas públicas. Envie sua pergunta ou denúncia de boato pelo WhatsApp 11 97795 0022.

UOL Confere