Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Depredação de igreja por petista no Ceará ocorreu em fevereiro

17.out.2022 - Igreja no Ceará foi vandalizada por petista em fevereiro deste ano - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
17.out.2022 - Igreja no Ceará foi vandalizada por petista em fevereiro deste ano Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

17/10/2022 19h22Atualizada em 19/10/2022 17h25

São distorcidas publicações dos últimos dias nas redes sociais que mostram a depredação de uma igreja da Assembleia de Deus em Tauá, no Ceará, por um petista. As imagens são reais, porém as postagens compartilhadas por apoiadores do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), omitem que a ação ocorreu em fevereiro deste ano.

O UOL Confere aplica o selo distorcido aos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

Quando e onde o caso aconteceu? O Templo Central da Assembleia de Deus em Tauá (CE) foi vandalizado por Ronaldo Carlos Lopes em 23 de fevereiro deste ano. Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, é possível ver um púlpito quebrado, flores ao chão e outros objetos espalhados pelo local.

No mesmo dia, o diretório municipal do PT em Tauá emitiu uma nota de repúdio ao ocorrido e pediu a desfiliação do militante. "E determina a comissão de ética a apurar todos os fatos denunciados e realizar os procedimentos devidos que podem culminar com a desfiliação do mesmo".

Em nota enviada ao UOL Confere, a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Ceará informou que o inquérito policial foi concluído e remetido à Justiça. O homem foi internado em uma clínica, na qual ficou comprovado que ele possui transtornos psicológicos.

O que dizem as publicações. Uma das publicações distorcidas, compartilhada no último dia 13, cita o episódio como "urgente", sem deixar claro que o fato ocorreu em fevereiro. Outra publicação, do dia 11, apenas escreve: 'militante do PT invadiu e vandalizou igreja no Ceará'.

Alcance. A publicação compartilhada no Facebook no último dia 11 já foi compartilhada 246 vezes e conta com 191 reações

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.