Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo em que militares aparecem em estação de trem de SP é de 2018

7.nov.2022 - Vídeo em que militares aparecem em estação de trem é de 2018 - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
7.nov.2022 - Vídeo em que militares aparecem em estação de trem é de 2018 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

07/11/2022 19h01Atualizada em 07/11/2022 19h01

É distorcida a publicação de um vídeo no Facebook feita hoje (7) em que militares aparecem na estação de trem Calmon Viana, em Poá (SP), e é citada também a presença deles na estação Suzano (SP). O autor da postagem omite que a gravação é de 2018 e a ação fez parte de um exercício da 12ª Brigada de Infantaria Leve.

O que diz o post? "Estações em SP sendo já ocupados (sic)", diz a descrição da publicação, acompanhada do vídeo.

No início da gravação, um homem narra as imagens e diz o seguinte: "Alguma coisa está pra acontecer, hein. Nós estamos tendo uma chamada 'aproximação sucessiva', e essa já chegou em São Paulo, hein. Tô aqui na estação da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], estação de Calmon Viana. Graças a Deus o pessoal das Forças Armadas começaram (sic) a se posicionar. O que posso dizer pra vocês é que algo está pra acontecer".

Próximo ao final do vídeo, outro homem diz: "Chegou em Suzano também, tem em Suzano. Esses militares estão fazendo uma varredura, os comunistas que se cuidem. Agora a situação vai ficar preta pra eles. Não é mais no Rio de Janeiro, já não é mais no Rio de Janeiro. Estamos falando do país inteiro".

Exercício Anhanguera 2018. Na verdade, os militares que estavam na estação de trem nas duas estações integraram o chamado "Exercício Anhanguera 2018", realizado pela 12ª Brigada de Infantaria Leve naquele ano. O objetivo era fornecer treinamento aos militares para operações da GLO (Garantia da Lei e da Ordem). A informação foi divulgada na página da 2ª Divisão do Exército Brasileiro.

exercito, suzano - Arte/UOL Confere sobre Reprodução - Arte/UOL Confere sobre Reprodução
07.nov.2022. Página do Exército noticiou que militares que estavam na estação de trem em Suzano integraram o "Exercício Anhanguera 2018"
Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução

Naquele ano, acontecia no Rio de Janeiro uma intervenção federal na segurança pública do estado, decretada pelo então presidente Michel Temer (MDB), após cenas de roubos em áreas nobres da capital serem amplamente divulgadas pela imprensa. Antes disso, em 2017, o emedebista já havia colocado militares nas ruas da capital fluminense ao decretar uma operação de GLO.

A CPTM publicou uma nota nas redes sociais em que esclarece a presença dos militares nas estações e ressalta que se trata de uma ação realizada em 2018.

"Em 2018 foi realizado um treinamento das Forças Armadas denominado Exercício Anhanguera, que tem como finalidade preparar recrutas às atividades de Garantia de Lei e da Ordem. A CPTM cedeu o espaço nas estações Calmon Viana e Suzano para este treinamento", diz o texto.

Alcance. A publicação distorcida no Facebook conta com 5,3 mil compartilhamentos, 11 mil reações e 90 comentários.

O UOL Confere considera como distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.